BR40

fev 274 min

Brasil é escolhido para hospedar hub de desenvolvimento de software global da Siemens no segmento predial

  • Foco está em tecnologia predial com desdobramentos personalizados do Building X e Siemens Xcelerator para clientes;

  • Companhia antecipa demanda de mercado que deve crescer significativamente nos próximos anos;

  • Curitiba se une a cidades como Chicago, Zug, Munique e Pequim como centro global de desenvolvimento de software.

Curitiba é a cidade brasileira escolhida para hospedar hub de desenvolvimento de software global da Siemens. Foto: Divulgação Siemens

Como líder em tecnologia com propósito, a Siemens está conduzindo uma transformação global e estratégica para fornecer ao mercado novas soluções de hardware e software. “Caminhamos para um mundo onde a digitalização irá tomar proporções gigantes e as atualizações deverão ser cada vez mais rápidas”, diz André Lino, responsável pela Área de Tecnologias Prediais da Siemens no Brasil.

A companhia escolheu o Brasil para hospedar um hub global que irá oferecer as melhores soluções personalizadas para clientes em busca de tecnologia predial de ponta. Curitiba é a cidade escolhida, com a equipe já trabalhando em sintonia com outros centros localizados nos Estados Unidos e Suíça, além de outros parceiros de negócios.

“A criação do hub em Curitiba simboliza o grande movimento que a Siemens está fazendo em busca de um mundo automatizado e descarbonizado. O investimento maciço deve ser feito em educação, ou seja, na formação de profissionais que irão criar softwares para atender às necessidades do mercado. Nossa mão de obra é extremamente qualificada”, diz Andrey Fischer, responsável pela área de P&D de Tecnologias Prediais da Siemens no Brasil.

Outra mudança importante com o hub é que o Brasil passa a ser um centro de inovação, colaborando em projetos globais. “Temos nossos próprios profissionais altamente capacitados para entregar soluções totalmente adequadas para clientes globais, incluindo requisitos locais”, complementa Lino.

Tecnologia predial

A Siemens contribui para a criação de edifícios e infraestrutura inteligentes, com eficiência energética, segurança e proteção. São oferecidas soluções de hardware e software para proteção contra incêndios e automação predial.

O Building X foi lançado em junho de 2022, uma plataforma predial inteligente, aberta, interoperável e baseada em nuvem, permitindo uma melhor experiência do usuário, desempenho e sustentabilidade. Baseada nos princípios do Siemens Xcelerator, plataforma de negócios digital aberta, lançada para acelerar a transformação digital e a criação de valor na indústria, transporte, redes elétricas e edifícios.

A solução combina os mundos real e digital dos edifícios, consolidando dados de diversas fontes e sistemas, com base no modelo do digital twin. Com uma representação virtual de um edifício, os usuários se beneficiam da racionalização de recursos e operação centrada nas pessoas, desde a fase do projeto, construção e operação dos edifícios.

O Building X aborda os desafios dos stakeholders, incluindo os usuários de edifícios, fábricas, hospitais, investidores, incorporadoras, imobiliárias, gerentes de instalações, entre outros. Ele facilita a criação conjunta com clientes e parceiros para enfrentar seus desafios com maior rapidez, graças à abertura e à tecnologia em nuvem. Assim, a transformação digital pode ser alcançada de forma mais fácil, rápida e em escala.

Sobre a Smart Infrastructure:

A Siemens Smart Infrastructure (SI) está definindo o mercado de infraestrutura inteligente e adaptável de hoje e do futuro. A companhia está focada em atender aos desafios urgentes da urbanização e das mudanças climáticas, com a conexão de sistemas de energia, edifícios e indústrias. A SI cria ambientes que colaboram com o planeta e o bem-estar das pessoas, oferecendo aos clientes um portfólio completo de produtos, sistemas, soluções e serviços integrados, que envolvem desde a geração de energia até o consumo. Com um ecossistema cada vez mais digitalizado, contribui para o progresso de clientes, parceiros e de toda a sociedade. A sede global da Siemens Smart Infrastructure está localizada em Zug, na Suíça, e a empresa possui cerca de 70 mil funcionários em todo o mundo.

A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Combinando os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde.

No ano fiscal de 2023, encerrado em 30 de setembro de 2023, o Grupo Siemens gerou receita de € 77,8 bilhões e lucro líquido de € 8,5 bilhões. Em 30 de setembro de 2023, a empresa contava com aproximadamente 320.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.

No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.

Fonte: Assessoria de Imprensa - InPress Porter Novelli