Abipti - Curso para Elaboração de Projetos para Captação de Recursos em CT&I
top of page
  • Foto do escritorBR40

Abipti - Curso para Elaboração de Projetos para Captação de Recursos em CT&I

Nos próximos dias 10, 11 e 12 de julho acontece a terceira edição do curso “Elaboração de Projetos para Captação de Recursos em CT&I: da teoria à prática“. O curso será realizado no Instituto Carlos Chagas – Fiocruz/PR, em Curitiba – PR. A iniciativa faz parte do programa Abipti Capacita e e será realizada in company.


O objetivo é capacitar os participantes em relação aos principais conceitos, métodos e técnicas para a elaboração e gestão de projetos direcionados para as agências de fomento e instituições de apoio financeiro à CT&I (FINEP, CNPq, BNDES).


A capacitação será coordenada pelo economista e especialista em inovação tecnológica, Félix Andrade da Silva. O instrutor, que atualmente é assessor da Abipti, também foi diretor de relações interinstitucionais da Associação.


Felix tem colaborado com diversas instituições e agências, como Embrapa, CGEE, MCTIC, CNPq, FINEP, UNESCO, BID, IICA, ABIPTI, SEBRAE e FAPs, onde desenvolveu atividades de consultoria em planejamento estratégico, projetos de inovação, parques tecnológicos, incubação de empresas de base tecnológica e qualificação de tecnologias para o mercado. Trabalhou cerca de oito anos no Sebrae Nacional, onde foi responsável pela concepção e pela implementação do Programa SEBRAEtib.


O conteúdo do curso foi pensado para empresários de micro e pequenas empresas; empreendedores de empresas incubadas; analistas, pesquisadores e gestores de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação.


Nos primeiros dias, os participantes terão aulas teóricas, nas quais aprenderão desde conceitos básicos aplicados à ciência, tecnologia e inovação; contexto da inovação no Brasil; e Marco Legal e políticas de apoio à inovação, até tipos de projetos, principais características e fatores críticos de sucesso; falhas comuns observadas na concepção e elaboração de projeto; e metodologias e ferramentas aplicáveis à elaboração.


No terceiro dia acontece a oficina em grupo, que prevê exercícios práticos.


SERVIÇO


Evento: Curso “Elaboração de Projetos para Captação de Recursos em CT&I: da teoria à prática”

Data: 10, 11 e 12 de julho.

Horário: Dias 10 e 11 – Das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h.

Dia 12 – Das 8h30 às 12h30.

Local: Instituto Carlos Chagas – Fiocruz/PR (in company)

Fonte: Abipti

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page