Alunos de cursos técnicos têm inserção rápida no mercado de trabalho
top of page
  • Foto do escritorBR40

Alunos de cursos técnicos têm inserção rápida no mercado de trabalho

Senai no Paraná oferece portfólio completo e diversificado de cursos; modalidade semipresencial está com matrículas abertas para o segundo semestre de 2020


Com 77 anos de história, o Senai no Paraná vem contribuindo com a formação de milhares de profissionais de diferentes áreas relacionadas às indústrias, tornando-se referência quando se fala em cursos técnicos no Estado. Mesmo neste período desafiador, a instituição continua proporcionando oportunidades para jovens que estão entrando no mercado de trabalho ou profissionais que desejam se aperfeiçoar na carreira. “Com vasto portfólio de cursos técnicos, incluindo opções semipresenciais e presenciais, o Senai demonstra seu valor junto à sociedade paranaense, oferecendo ensino qualificado e alinhado com as novas demandas das indústrias e da sociedade como um todo”, afirma Giovana Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep.


Uma pesquisa encomendada pelo Sistema Fiep à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e executada pela Paraná Pesquisas, de 2019, demonstrou que os egressos do Senai no Paraná têm alta empregabilidade. O levantamento mostra, por exemplo, que 62% dos egressos que responderam à pesquisa demoraram menos de seis meses para conseguir um emprego, após a conclusão do curso. Um exemplo de como a formação no Senai facilita o acesso ao mercado de trabalho é a história de Daniele da Silva Testi, de 18 anos. Apenas um mês após a conclusão do curso técnico de em Informática para Internet, a jovem conseguiu um emprego na área de Tecnologia da Informação, mesmo em meio à pandemia. De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023, produzido pelo Senai, a área escolhida por Daniele para seguir carreira é uma das que mais vão demandar formação profissional no período indicado pelo estudo.

“Durante o curso, já tinham aparecido algumas oportunidades, mas eu não conseguia conciliá-las com as aulas. Logo que concluí o curso, em julho deste ano, um colega me indicou uma empresa que estava contratando, mandei meu currículo e deu certo, depois de um processo de seleção 100% online”, conta. A egressa ainda afirma que o nome do Senai ajudou bastante na contratação, por se tratar de uma instituição amplamente reconhecida por sua qualidade. “Eu mesma, quando estava procurando um curso que me ajudasse a entrar no mercado de trabalho, optei pelo Senai porque era uma instituição que eu conhecia e sabia que valeria à pena”, reforça.


Outros cases de sucesso entre egressos do Senai

Outra área que também é apontada como destaque no Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023 é a construção civil. E foi exatamente neste setor que Erikson Henrique Rodrigues de Souza, de 23 anos, consegui uma vaga, após concluir o curso técnico em Edificações. O reconhecimento do Senai como instituição que forma profissionais altamente qualificados para atender as demandas das indústrias também ajudou o jovem a se inserir no mercado de trabalho. “As empresas estão reconhecendo cada vez mais a importância dos cursos técnicos. Posso dizer que minha experiência no Senai me abriu portas gigantescas, pois a formação completa que obtive na instituição me deu condições de atuar em diversas áreas dentro da construção civil e mostrar que sou um profissional que trabalha de igual para igual ao lado de colegas com Ensino Superior em Engenharia”, garante. Atualmente, o profissional trabalha com projetos em tecnologia BIM (Building Information Modeling).


Com Gelson Pereira Ramos, 33 anos, a história foi um pouco diferente, mas não menos inspiradora. Ele já trabalhava em uma construtora de grande porte quando decidiu fazer o curso Técnico em Edificações, com subsídio da empresa. Ainda que ele já trabalhasse no setor, Gelson afirma que os conhecimentos adquiridos na instituição foram muito importantes para ele sonhar com um crescimento profissional dentro da companhia. “O mais interessante dos cursos do Senai é que eles trazem conhecimentos muito práticos, alinhados com o que há de mais inovador no mercado. Falo cursos porque frequento a instituição desde 2012, pois antes de fazer o técnico fiz vários outros cursos rápidos para adquirir outras habilidades necessárias para a profissão”, explica Gelson, que atualmente trabalha como encarregado de obra.



Cursos Técnicos Semipresenciais

O Senai Paraná está com vagas abertas para cursos técnicos semipresenciais. Só nessa modalidade, são aproximadamente 4.660 vagas abertas, em áreas como Metalmecânica, Segurança do Trabalho, Automação e Mecatrônica, Tecnologia da Informação, Gestão, e muitas outras. As ofertas estão distribuídas em 29 cidades no estado. Para saber mais, acesse: www.cursocertosenai.com.br


Fonte e créditos de imagem: Agência Sistema FIEP

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page