Como podemos produzir energia elétrica com resíduos orgânicos?
top of page
  • Foto do escritorBR40

Como podemos produzir energia elétrica com resíduos orgânicos?

Você sabia que o biogás também pode gerar energia elétrica? Isso mesmo, a gestão de resíduos traz diversas soluções sustentáveis para geração de energia, dentre elas a geração de eletricidade. Tanto do campo, quanto do meio rural, o lixo é uma solução viável para a destinação de qualquer resíduo orgânico.


É importante saber que o aumento no custo de energia elétrica no Brasil desencadeou diversas modificações. Devido à isso, houve a necessidade da ampliação e modernização da matriz energética nacional.


Neste cenário o biogás começou a ser estimulado para a implantação de uma fonte alternativa, para geração não apenas energia elétrica, mas também térmica, mecânica e a produção do biometano.


Biogás e energia elétrica: segurança e qualidade energética

Com esta solução sustentável e interessante do ponto de vista do meio ambiente e da economia circular, cada vez mais as pessoas querem saber: como o biogás é transformado em energia elétrica?


Esta é uma pergunta frequente! Porém, transformar lixo orgânico em eletricidade é a nossa especialidade. O uso do biogás transforma um passivo ambiental em um ativo energético e traz inúmeros benefícios. A redução de um passivo ambiental é uma das suas maiores vantagens.


O estudo Panorama do Biogás no Brasil (2019), realizado entre dezembro de 2019 e março de 2020, contabilizou no ano passado mais de 400 plantas ativas voltadas para energia elétrica como atividade principal. O Brasil é um dos países com o maior potencial energético do mundo, o número equivale a cerca de 84,6 bilhões de metros cúbicos/ano. Dentro desses números, temos 86% das plantas voltadas para energia elétrica como atividade principal. Com isso, a produção dos derivados do biogás vem se sobressaindo.


Solução sustentável


A Resolução N° 482 aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) em 2012, autorizou a geração de energia pelo consumidor a partir de alternativas renováveis. A normativa facilitou a viabilização do biogás.


O desenvolvimento natural da humanidade está relacionada à água, porém este recurso não é infinito. O setor elétrico historicamente vem explorando esses recursos para a implantação de hidrelétricas.


A necessidade para a ativação dessa alternativa se dá pela diminuição do consumo dos recursos hídricos. O uso excessivo prejudica o recurso natural. Além disto, o aumento do custo de energia também destaca-se no cenário.


A geração de energia a partir do biogás, melhorou as malhas de energia existentes nas áreas rurais e no interior do país. Porém. apoio para a energia elétrica em propriedades do interior ainda é precária e muito custosa às concessionárias de energia. A fragilidade do sistema elétrico nacional oportuniza a criação de ‘gatos’, muitas vezes insegura para os consumidores. Por ser: biogás entra como uma solução viável para esses problemas nas cidades e meio rural. CIbiogás


Fonte de créditos de imagem: Canal Jornal da Bioenergia



160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page