top of page
  • Foto do escritorBR40

Dez dicas de automação para melhorar gestão de Dados

Os processos de TI e de armazenamento de Dados exigem muitas tarefas repetitivas e inevitáveis, que tomam muito do nosso tempo e paciência. Quando explicamos isso às outras pessoas, muitos dizem: “se fosse fácil, não chamariam isso de ‘trabalho’”.


automação

Fato é que, para os profissionais de tecnologia, o tempo é valioso porque é preciso dedicar bastante atenção a três pilares prioritários e essenciais: inovação, redução de custos e crescimento dos negócios. E é justamente por isso que, apesar de entender que todo trabalho tem seus desafios, prefiro dar foco no que realmente pode me ajudar em todas as frentes de atuação: a automação.


Reduzir drasticamente o tempo de muitas tarefas, passando de dias e horas para minutos e segundos, é a missão da automatização. Ela também transforma o gerenciamento de Dados, otimizando a padronização, eficiência, precisão, segurança e conformidade.


Veja abaixo dez dicas de como a sua equipe de TI pode utilizar a automação para facilitar as rotinas de trabalho.


Backup e recuperação de Dados


Esses são aspectos essenciais do gerenciamento de Dados. A automação e os scripts tornam esse processo mais rápido, confiável e eficaz, pois permitem definir agendamentos de Backup, restaurar rapidamente arquivos e pastas e fornecer mais controle sobre os processos. A automação também ajuda a garantir que os Dados estejam protegidos e sejam facilmente recuperáveis em caso de perdas ou desastres. Os processos de Backup automatizados podem eliminar a necessidade de intervenção manual e reduzir o risco de erro humano.


Arquivamento de Dados


O arquivamento de Dados envolve a movimentação de Dados inativos ou acessados com menos frequência do armazenamento primário para camadas de armazenamento de custo mais baixo. A automação pode ser utilizada para classificar e arquivar Dados com base em regras ou políticas predefinidas, otimizando recursos de armazenamento e reduzindo custos. Ela também pode simplificar o processo de arquivamento, marcando automaticamente os dados com metadados para facilitar a recuperação.


siemens

Camadas de Dados Inteligentes, on-premise e na Nuvem


As empresas geralmente têm dados armazenados em diferentes tipos de mídia de storage, como SSDs, HDDs e fitas. As empresas analisam esses Dados para determinar padrões de uso e, posteriormente, hierarquizá-los com base na frequência de uso. A automação pode gerenciar de forma inteligente a hierarquização desses Dados, movendo-os automaticamente para o meio mais apropriado a partir de padrões de acesso, data de criação ou outros critérios. Isso pode reduzir significativamente os custos de armazenamento e aumentar o desempenho.


Deduplicação e compactação


A automação pode ser utilizada para identificar e compactar ou eliminar dados duplicados, a fim de reduzir os requisitos de espaço de armazenamento e otimizar a eficiência do armazenamento de Dados, o que resulta em melhor relação custo-benefício e aceleração do tempo de backup/recuperação.


Simplificar a governança e Compliance de Dados


Os regulamentos de conformidade que regem o gerenciamento de Dados são extensos e variam entre as empresas e regiões. A automação tem um papel fundamental na aplicação de políticas de governança de Dados e na garantia da conformidade com as regulamentações do setor. Ela pode monitorar automaticamente o acesso, a retenção e a segurança dos Dados, ajudando a manter a integridade dos Dados, atender aos requisitos legais e preparar a organização para auditorias.


Siemens

Provisionamento e escalonamento de armazenamento


Ao lidar com grandes volumes de Dados, realizar manualmente o provisionamento e o dimensionamento de recursos de armazenamento, podem se tornar tarefas demoradas e propensas a erros. A automação permite alocar dinamicamente recursos de armazenamento com base na demanda, garantindo desempenho e utilização de recursos somente quando necessário, reduzindo os custos às empresas e o estresse das equipes.


Segurança de Dados e controle de acesso


Com o contínuo aumento das ameaças cibernéticas, a automação pode ajudar a tornar os Dados mais seguros. Automatizar o processo de segurança e controle de acesso permite que suas equipes implementem medidas de proteção em tempo real e reduzam a probabilidade de erro humano. Também pode ser usada para configurar e gerenciar controles de acesso, garantindo que os Dados sejam acessados apenas por pessoas autorizadas e protegendo contra acesso não- autorizado ou violações de Dados.


Análise de Dados e relatórios


Os sistemas automatizados de gerenciamento de dados também podem melhorar os insights sobre o uso de dados, desempenho de armazenamento e tendências. Isso facilita a tomada de decisões baseada em dados e o planejamento de recursos.


Migração de Dados


As migrações de Dados para novas tecnologias ou plataformas de armazenamento são frequentemente necessárias ao implementar uma nova plataforma. A própria migração pode revelar oportunidades de automação e scripts. Ela pode ajudar a agilizar os processos, minimizando o tempo de inatividade e o potencial de perda de dados. Dessa forma, a nova plataforma garante uma forma mais eficiente de fazer negócios.


Maturidade 4.0

Monitoramento e Alertas do Sistema


O monitoramento e os alertas permitem que as equipes de TI detectem e respondam a problemas críticos em tempo real, ajudando a evitar falhas ou interrupções dispendiosas. Os sistemas de alerta de automação podem monitorar Dados de log, relatando o status de servidores, dispositivos, aplicações e redes – ainda prever com antecedência onde é provável que surjam problemas. Os sistemas automatizados também podem monitorar continuamente o desempenho, a capacidade e a integridade do storage, emitindo alertas ou notificações quando limites predefinidos são excedidos.


Enfim, muitas tarefas repetitivas e complexas podem ser executadas, gerenciadas e controladas por meio da automatização. Devido ao seu desenvolvimento exponencial, as equipes de Tecnologia da Informação, de Segurança, Infraestrutura etc são capazes de usá-las para aumentar a produtividade, delegando tarefas operacionais a ferramentas de software que, por meio de IA e Machine Learning, são capazes de estabelecer padrões para otimizar múltiplos processos e assegurar que colaboradores tenham uma melhor experiência de trabalho, uma vez que se sentem empoderados para agir de forma mais estratégica a fim de alcançar suas metas e impactar positivamente nas decisões de negócios.


Por Paulo de Godoy, gerente nacional da Pure Storage.

Fonte: InforChannel

Commenti


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page