top of page

Diagnóstico de máquinas da TRUMPF reduz os tempos de inatividade na produção

  • Foto do escritor: BR40
    BR40
  • 22 de jan.
  • 2 min de leitura

Com o diagnóstico da máquina, a TRUMPF detecta anormalidades antes que elas levem à falha. Os especialistas da TRUMPF observam a máquina durante a operação.


Trumpf

Ditzingen, Outubro 2024 – Corrigir um problema na máquina antes que ele afete a produção já é possível. Especialistas da TRUMPF monitoram remotamente o estado de máquina – procedimento chamado de monitoramento de condição – e evitam perdas de materiais, paradas desnecessárias e aumento do custo da produção. Esse procedimento foi apresentado na EUROBLECH, que ocorreu em outubro, na Alemanha.


“Com o novo diagnóstico da máquina, podemos registrar dados de medição do equipamento mais aprofundados, por exemplo, correntes de motor ou sinais de sensores, que anteriormente não eram mensuráveis. Simplificando: até agora conseguíamos medir a febre na máquina, agora obtemos um hemograma completo”, explica Martin Schober, principal desenvolvedor de diagnósticos de máquinas na TRUMPF.


Com o monitoramento digital das condições de serviço, os técnicos já podiam visualizar os dados de condição da máquina, por exemplo, o nível de fluidos lubrificantes. Com a adição do diagnóstico da máquina, a TRUMPF pode analisar o estado da máquina de forma ainda mais confiável e, acima de tudo, remotamente.



Olhando profundamente na máquina


Durante o diagnóstico da máquina, a própria máquina realiza medições de forma independente e regular. Os especialistas da TRUMPF verificam esses dados em busca de padrões de erros específicos que indiquem comportamento incomum da máquina. Para isso, comparam os dados com indicadores e valores limites definidos por meio de algoritmos de busca automática.


“Se, por exemplo, os componentes do eixo da máquina se desgastarem devido a sujeira ou tensão, isso terá um impacto negativo no resultado da produção a longo prazo”, explica Stefanie Rieker, gerente de produto da TRUMPF. “Com o diagnóstico das máquinas, agora podemos evitar esses casos, porque podemos registrar e, acima de tudo, interpretar os dados relevantes. Se houver alguma anormalidade, reagimos imediatamente e entramos em contato com o cliente com recomendações de ação apropriadas”, continuou Rieker.


Aumento da produtividade com menores custos de manutenção


Para os clientes, a principal vantagem é que eles sempre conhecem a condição de sua máquina e ficam sabendo antecipadamente sobre quaisquer problemas iminentes. Desta forma, podem verificar as configurações ou planejar a substituição de um componente em tempo hábil. Essa agilidade e antecipação dos problemas evita danos conseqüentes ou falhas na operação, chamadas de serviço imprevistas e reduz custos. Ao mesmo tempo, a disponibilidade contínua da máquina aumenta a produtividade.


Resolução rápida de problemas – mesmo sem assistência


Mais de 80% de todos os casos de serviço podem ser previstos e planejados usando monitoramento digital de condições. Graças ao diagnóstico de erros significativamente mais preciso, o técnico também pode informar remotamente o cliente sobre possíveis medidas a serem tomadas. Na maioria dos casos, o problema termina sem necessidade de manutenção, o que economiza tempo e dinheiro. A TRUMPF já atingiu o ponto em que o cliente pode resolver o problema de forma independente em 75% dos casos, inclusive através de instruções passo a passo, os chamados guias técnicos, ou através de contato pessoal remoto com um técnico de serviço da TRUMPF.


Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa Agência NB

Comentarios


bottom of page