• Brasil 4.0

Inteligência artificial será amplamente adotada em 2020?

Na visão da IBM, próximos meses serão de aceleração da implementação de projetos na área

Foto: Adobe Stock - IT Forum 365

Ouvimos muito sobre Inteligência Artificial (AI), mas como e quando a AI será amplamente adotada nos negócios ainda continua sendo a grande questão. De acordo com nova pesquisa global da IBM sobre a adoção da AI, “Dos obstáculos à escala: a disparada global à IA” (From Roadblock to Scale: The Global Sprint to AI), a AI está crescendo rapidamente nos negócios, à medida que as barreiras à sua adoção vão diminuindo.


A pesquisa considerou respostas de 4.514 líderes de grandes organizações de diferentes países, não apenas para identificar a implantação global da AI, mas também para determinar o que a está impulsionando. Algumas conclusões foram:


• 3 em cada 4 empresas estão explorando ou implementando a AI: em todos os setores, os líderes empresariais já implantaram a AI (34%) ou estão evoluindo as fases exploratórias com a AI(39%).

• Conhecimento, dados e ferramentas representam os maiores obstáculos: 37% dos entrevistados citaram o conhecimento ou a experiência limitada em AI como um obstáculo para a adoção bem-sucedida de AI em seus negócios, seguido pela crescente complexidade e silos de dados (31%) e a falta de ferramentas para o desenvolvimento de modelos de AI (26 %).


• A confiança é o fator mais crítico para a implementação de AI: globalmente, 78% dos entrevistados em todos os países pesquisados disseram que é 'muito' ou 'criticamente importante' que eles possam confiar que seus modelos de IA sejam construídos de forma justa, segura e confiável.


Se três em cada quatro empresas já entraram no jogo da Inteligência Artificial, 2020 será o ano em que a adoção da AI decolará e mudará o cenário dos negócios globais, aposta a empresa.


Segundo a IBM, podemos esperar que 2020 seja o ano em que a IA toque todas as partes dos negócios e, por sua vez, todas as partes de nossa vida diária olhando alguns exemplos recentes de como a IBM ajudou a USTA a transformar a experiência dos fãs de tênis no US Open com IA; como contribuiu para construir o primeiro companheiro de astronautas com IA do mundo; ou fornecendo insights profundos com IA para ajudar a Elaw, empresa especializada no desenvolvimento de soluções corporativas para gestão jurídica, a tomar decisões mais bem informadas, com uma solução de análise de contratos que fez com que o prazo de SLA (Service Level Agreement, obrigatório em prestação de serviços de TI) caísse de dez dias para menos de dois minutos por meio da inteligência artificial.


Fonte: Redação IT Forum 365


30 visualizações
banner-siemens-plm-160x600-pt.jpg
Assine nossa newsletter!
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone

© 2019 - Brasil 4.0 - www.br40.com.br

Fale conosco - contato@br40.com.br