Esteja por dentro deste conceito: Liderança 4.0
top of page
  • Foto do escritorBR40

Liderança 4.0: esteja por dentro deste conceito

Com o avanço das tecnologias e o uso da internet cada vez mais intensa, as pessoas estão tendo que se moldar aos diferentes modelos de negócio, assim como adotar novas estratégias. Esta nova forma de pensar o negócio tem se destacado nos últimos anos. As empresas que resistem nos meios ainda tradicionais estão perdendo força, ainda mais com os clientes cada vez mais exigentes.


Para que um empreendimento dê certo atualmente é preciso adotar uma cultura de organização e uma política bem definida. Isso só é possível com o uso das novas tecnologias. Claro que tudo isso citado acima só se concretizará com uma liderança 4.0 responsável por elaborar um processo interno competente e eficaz, que leve o sucesso à empresa.


Você deve estar se perguntando: mas o que é, exatamente, uma liderança 4.0? Fique tranquilo, o post vai levantar as principais informações sobre este tema e te explicar da melhor forma possível. Vamos lá?


Eu sou um líder 4.0?

Estamos em um ritmo tão acelerado de evolução no mercado que, em poucos anos, uma organização precisará se adequar ao papel de realizar estratégias e operações para mudar estruturalmente uma indústria a nível organizacional, assim como em gerenciar pessoas e aplicar treinamentos.


Essa mudança afeta diretamente a área de gestão de pessoas. Mas se engana quem pensa que só esse segmento da indústria é o afetado. O gerenciamento organizacional como o todo precisa ser considerado: valores, cultura e estrutura.


Se você participa intensamente das ações da empresa, coloca a mão na massa e dá mais valor para a realização das atividades ao invés da hierarquia, parabéns, talvez você seja um líder 4.0.


Você se encaixa nessas características?

Para você figurar na liderança 4.0 é preciso se encaixar em algumas características que a define. Como toda área de atuação dentro de uma empresa, ser um líder 4.0 é muito mais que apenas delegar ações e vistoriar para ver se tudo está sendo feito como deveria.


Abaixo, é possível conferir algumas características de uma liderança 4.0. A partir delas o conceito de líder 4.0 pode ser definido. Preparado?


Colabore com as ações. Não viva de hierarquia

Um líder que se encontra dentro deste segmento precisa entender o que a sua equipe faz. Ou seja, ele deve conhecer todas as habilidades e competências necessárias para desenvolver esta função para que certifique que eles atinjam seu potencial máximo.


Além disso, é importante ter conhecimento das ações para ajudar no que for preciso e, se necessário, realizar as funções solicitadas. Para que a empresa atinja o sucesso, é fundamental que a equipe esteja integrada com seu líder e tenha seus valores e conhecimentos reconhecidos.


É preciso ter transparência e dividir conhecimento

A liderança 4.0 precisa permitir que um espaço empreendedor tenha uma troca de informações e conhecimento entre os funcionário e o líder da equipe. Aprender coisas novas e estar alinhados desenvolve um comportamento proativo da equipe. E isso gera novos resultados melhorados.


Avalie, periodicamente, cada membro da sua equipe

É fundamental que os funcionários da equipe tenham, periodicamente, um feedback para que possam evoluir. As opiniões para aprender com os erros e antecipar futuros conflitos possibilitam um ambiente mais saudável e próspero.


Além disso, o líder pode ter um feedback dos liderados e saber, com isso, o que pode e deve melhorar. A troca precisa ser recíproca. Não importa se você trabalha em uma empresa de equipamento de proteção individual, colher de dentina ou motor elétrico trifásico, adotar o conceito de liderança 4.0 é fundamental para o crescimento e harmonia do seu negócio.


Autor: Iago Martins é criador de conteúdo do Soluções Industriais.

Fonte e créditos de imagem: Startupi

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page