Jornada do usuário e indústria 4.0.
top of page
  • Foto do escritorBR40

Jornada do usuário e indústria 4.0. Tudo a ver

Quando a inteligência artificial e a integração fazem a diferença na jornada rumo à Indústria 4.0


*Walter Sanches

Foto: Shutterstock - IT Forum 365

Investimentos em inovação, sustentabilidade e em aperfeiçoamento de processos são fundamentais para o aumento da competitividade da indústria no Brasil. O setor tem enorme relevância no cenário econômico e é responsável, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), por 22% do Produto Interno Bruto (PIB), 49% das exportações, 67% da pesquisa e desenvolvimento do setor privado e 9,4 milhões de empregos.


Por ser uma área fundamental para o país e na qual a concorrência é acirrada, lograr êxito exige um desenvolvimento contínuo de inovação, fatores que convergem à indústria 4.0 – tema que está sendo muito discutido atualmente. O setor industrial está entrando no universo de TI de modo efetivo desde o advento do termo indústria 4.0.


Sabemos que evoluir na aplicação do conceito é preciso aperfeiçoar os processos e ser preditivo. Olhar para o passado não basta. E como acredito no poder das boas práticas e, a meu ver, ideias para inspirar sempre são bem-vindas e ajudam a tornar a jornada menos árida, gostaria de compartilhar a experiência que estou vivenciando.


Sou responsável pela área de tecnologia da Termomecanica, indústria de transformação de cobre com um volume total de vendas em 2018 acima de 76 mil toneladas. No Brasil, contamos com três unidades fabris e dois centros de distribuição. Na América Latina, contamos com uma unidade produtiva no Chile e outra na Argentina. São milhares de processos envolvidos e a complexidade para estabelecer a gestão de tudo isso é gigantesca. No contexto da competitividade, o planejamento estratégico surge como uma ferramenta crucial para atingirmos nossos objetivos.


Queremos ser uma indústria 4.0 e enxergamos que há várias etapas a serem vencidas. Uma delas foi investir em um projeto de Planejamento de Vendas e Operações (S&OP, sigla em inglês) -, que é um método integrado e moderno de administração logística e empresarial, capaz de gerar um ciclo contínuo de mudanças que impactam positivamente nos resultados.


No nosso caso, o S&OP foi implantado para substituir a forma de decisão de vendas e produção. O modelo anterior era sólido e estava lastreado nas ocorrências de vendas e produção recentes, mas não na demanda futura. Além do impacto direto nos negócios, em termos de cultura organizacional, o projeto trouxe a quebra de visão departamental no processo principal, que é o de Vendas, Planejamento e Operações. Para ter uma ideia dos resultados obtidos, apenas sobre as vendas, comparando o período inicial e o final da implementação, o projeto colaborou efetivamente para que houvesse um incremento de 11% das vendas.


Indústria digitalizada


Batizamos essa iniciativa de "termointegração", justamente para fortalecer a ideia de compartilhamento de decisões e operações. Inicialmente, focamos no entendimento de nossas necessidades e, a partir daí, iniciamos um trabalho de desenvolvimento de ferramentas de apoio, com informações para a tomada de decisão.


Os processos, incluindo o de tomada de decisão, foram automatizados por meio da construção de árvores de decisão. Fatores como a presença de muitas unidades de manutenção de estoque (SKUs - Stock Keeping Unit), a análise sobre a estratégia de produção a aplicar para cada produto, no intuito de obter um melhor tempo de resposta para o cliente e o menor estoque possível, têm que ser automatizados, especialmente na indústria 4.0.


Para ajudarmos a reduzir o estoque e agilizar o atendimento, empregamos Inteligência Artificial, e o conceito de "Machine Learning". Na prática, uma vez que dispomos de um grande número de itens diferentes em estoque pode ser que, no momento do pedido, algo que tenhamos em estoque atenda mais rapidamente um cliente do que o SKU que ele está solicitando, por exemplo. E, essa substituição é potencializada hoje pelo aprendizado de máquina. Também aplicamos ferramentas de analytics para a tomada de decisões, de BPM (Business Process Management) para suporte ao processo e árvore de decisão, para estratégias referentes à produção.


A eficiência dos resultados


O S&OP trouxe eficiência aos pedidos, melhoria no processo de faturamento e a criação de uma metodologia de planejamento de demanda entre as áreas Comercial e Industrial, resultando em um menor lead time de fabricação, melhor aproveitamento de equipamentos e em avanços na produtividade da mão de obra.


Em relação aos custos, houve redução de estoque de produtos acabados. Essa informação é relevante, pois, trabalhamos com uma commodity como matéria-prima e a eficiência na redução de estoque melhoram os resultados e diminui os riscos financeiros.


Ressalto que a própria dinâmica do S&OP permite o desenvolvimento de processo cíclico, resultando em propostas de avanços estratégicos e operacionais. Uma vez que esse processo alimenta todas as áreas com dados e permite ter uma visão ampla do comportamento como um todo, individualmente, as áreas executam e propõem melhorias nelas próprias e no restante do processo.


Digo sempre que o aprendizado sobre S&OP foi fundamental, seja pela oportunidade de colocar em evidência a necessidade de aplicar a TI na indústria ou pela possibilidade de rever estratégias na medida em que caminhamos nesse terreno pouco explorado. Com isso, acredito termos dado um importante passo na jornada rumo a Indústria 4.0.


*Por Walter Sanches, CIO da Termomecanica, empresa líder no setor de transformação de cobre e suas ligas.


**Sobre a Termomecanica: A Termomecanica é líder no setor de transformação de cobre e suas ligas, em produtos semielaborados e acabados. Passou a fabricar, recentemente, também produtos em alumínio. Fundada em 1942, pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido superior a 800 milhões de dólares. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, mantém programas de modernização e expansão que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros. Controlada pela Fundação Salvador Arena, que investe em educação e Terceiro Setor, a Termomecanica destaca-se no cenário brasileiro por sua contribuição efetiva para a transformação social por meio de seus resultados financeiros. Conta com três fábricas no Brasil (São Bernardo do Campo – SP e Manaus - AM), uma no Chile (Santiago) e uma na Argentina (Grande Buenos Aires), além de dois Centros de Distribuição (São Bernardo do Campo - SP e Joinville - SC) e cerca de 1.700 empregados. Uma das maiores indústrias privadas brasileiras, desde 1974, está entre as "Maiores e Melhores" da Revista Exame e, por dois anos (2017 e 2018), em primeiro lugar no ranking As Melhores da Dinheiro, no setor Mineração, Siderurgia e Metalurgia.


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page