A integração de sistemas de Tecnologia da Informação (TI) e Tecnologia Operacional (TO) é fundamental para impulsionar a eficiência e a inovação, bem como, colabora para a competitividade das indústrias.
Um dos principais desafios é a interoperabilidade entre sistemas, já que os sistemas IT e OT muitas vezes operam em ambientes e protocolos diferentes.
Além disso, a segurança cibernética é uma preocupação importante, pois a integração de sistemas pode aumentar a superfície de ataque para potenciais ameaças.
Por outro lado, a integração de sistemas IT/OT também oferece diversas oportunidades. Ela pode melhorar a visibilidade e o controle das operações, permitindo uma tomada de decisão mais rápida e eficaz.
Agora, gostaria de ouvir a opinião de vocês: Quais são os maiores desafios que vocês observam na integração de sistemas IT/OT?
Sou Carlos Eduardo Boechat, Diretor de Tecnologia e Engenharia na Vale, especialista em transformação digital e indústria 4.0, Conselheiro, Mentor, Professor, Palestrante e Colunista.
Este artigo foi publicado originalmente em meu site carloseduardoboechat.com
Comments