Estudo vem sendo conduzido em fazenda de Moscou, na Rússia, e visa impactos da tecnologia no bem-estar do gado
Para os próximos anos, estima-se que o 5G dará um belo impulso no mercado de Realidade Virtual. O que nós não esperávamos era que até mesmo as vacas poderiam fazer parte desse movimento.
O Ministério da Agricultura e Alimentação da Rússia divulgou um experimento feito em uma fazenda em Moscou. Utilizando um protótipo de óculos de realidade virtual, os pesquisadores passaram a monitorar o estado emocional do gado.
Citando uma análise da Universidade Wageningen na Holanda, o órgão relaciona que "as condições ambientais têm impacto significativo na saúde da vaca". Como consequência, tal fator também impacta na qualidade e quantidade do leite produzido.
Os óculos VR, adaptados para a estrutura das vacas, foi então utilizado na primeira fase do estudo. A ideia foi criar "um software exclusivo de simulação de campo no verão", estimulando o cérebro dos animais.
Bem, segundo os pesquisadores, nesse primeiro teste, a tecnologia se mostrou eficaz. Eles "registraram uma diminuição na ansiedade e um aumento no humor emocional geral do rebanho".
Um estudo mais abrangente deverá revelar se os óculos de VR têm impacto, de fato, na produção de leite. Os pesquisadores, positivos com a novidade, "pretendem escalar o projeto e modernizar a esfera doméstica da produção leiteira".
Com informações de: Engadget, Ministério da Agricultura e Alimentação da Rússia.
Fonte: IT Forum 365
Comments