Saiba os impactos que a Internet das Coisas pode gerar no seu negócio
top of page
  • Foto do escritorBR40

Internet das Coisas: saiba os impactos que isso pode gerar no seu negócio



O conceito de Indústria 4.0 trata-se sobre as novas tecnologias focadas na automação, controle e tecnologia da informação dos processos industriais, pois a inovação faz parte de toda indústria que deseja evoluir diante de uma mercado que possui cada vez mais competitividade.


Portanto, determinadas mudanças ocorreram ao longo da história no setor empresarial, gerando grande impacto em diversos segmentos, e gerando grandes revoluções em todos os sentidos.


Pensando em todos esses processos, preparamos este conteúdo, para falar sobre as mudanças ocorridas ao longo do tempo envolvendo a internet das coisas e todos os reflexos que isso causou, e continua causando no mundo dos negócios. Confira!

Indústria 4.0 e as novas tecnologias

Todas as revoluções foram responsáveis por algum tipo de avanço tecnológico que transformou uma boa parte dos processos em massa, lista de montagem, tecnologia da informação ou até mesmo a eletricidade.


A 4° revolução é a mais impactante, e tem como principal característica um grande conjunto de tecnologias, que unificam componentes físicos, digitais e biológicos, estando totalmente ligada a internet das coisas.


Marcada pela presença da inteligência artificial até a indústria 4.0, aconteceram outros avanços importantes e extremamente significativos. Pois a primeira grande revolução trouxe a mecânica aos processos industriais, gerando inovação nas linhas de produção da época.


Logo depois disso, a segunda revolução foi a principal responsável pela inclusão da elétrica, e a terceira automatização dos processos, com a utilização de braços mecânicos, existentes nas linhas de produção.


Os grandes pilares da indústria 4.0

Do mesmo modo que a comercialização e manutenção de chiller vieram com um processo industrial, outras novas técnicas aplicadas em alguma estação de tratamento de efluentes ou mesmo empresas que trabalham com a opção de locação de guindaste, a indústria 4.0 mudará muitas coisas no mundo.


Para que fique claro o conceito da indústria 4.0, devemos ter em mente todos os principais fatores que a sustentam. Por isso, podemos destacar os grandes principais pilares:


Internet das Coisas

Se trata da conexão de rede existente entre objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas conectadas em dispositivos eletrônicos, realizando a troca de dados.


Todos os sistemas funcionam à base da internet e possibilitam que os setores industriais conectados com sensores, possam ser controlados de forma remota.


Quando falamos de maneira específica sobre a internet das coisas, é necessário destacar a importância desses novos avanços tecnológicos. Alinhar braços robóticos, esteiras e sistemas que comandam tudo isso é um grande passo que nos mostra que o futuro chegou, e chegou gerando grandes inovações!


Big Data Analytics

É uma estrutura completa de dados, que utiliza diferentes formas de captura, análise e gerenciamento de informações.


No caso da indústria, os dados considerados relevantes são: conexão (à rede industrial e sensores), cloud (nuvem/dados por demanda), cyber (modelo e memória), conteúdo, comunidade (compartilhamento das informações) e customização (personalização e valores).


Segurança

O aumento da segurança é um dos grandes desafios da 4º revolução industrial, e se trata da criação de sistemas da informação que sejam mais seguros.


Sendo assim, a falha na comunicação entre as máquinas ou até mesmo possíveis travas no funcionamento dos sistemas automatizados, geram grandes problemas em relação a produção.


Os impacto dos avanços tecnológicos

Conforme analisamos no decorrer deste conteúdo, a principal característica da 4º revolução industrial são as mudanças e impactos que ela irá causar no mercado como um todo, juntamente com a internet das coisas.

 
 

A tecnologia irá se desenvolver continuamente, até que seja provável transformar a automatização em um padrão industrial.


Com essa quantidade de avanços acontecendo a todo momento, os profissionais devem se adaptar, pois no caso de indústrias completamente automatizadas, ao mesmo tempo que novas demandas irão aparecer, muitas deixaram de existir.


Trabalhos operacionais e repetitivos, já são substituídos pela automatização, e com o decorrer do tempo, isso atingirá áreas mais técnicas, criando a necessidade de novas adaptações para profissionais que buscam se atualizar e se manter no mercado.


* Por Soluções Industriais

* Soluções Industriais é uma plataforma B2B industrial que tem com objetivo facilitar o contato entre as indústrias e os seus clientes em potencial.


Fonte e créditos de imagem: Startupi


 

Gostaria de ter conteúdo publicado em nosso canal (BR40)? contato@br40.com.br

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page