Seleção especial: 10 dicas de livros sobre empreendedorismo, inovação e alta performance
top of page
  • Foto do escritorBR40

Seleção especial: 10 dicas de livros sobre empreendedorismo, inovação e alta performance


Semanalmente, o Startupi divulga no Instagram dicas de livros sobre empreendedorismo, tecnologia e inovação. Hoje, no Dia Nacional do Livro, a redação criou uma seleção com as melhores sugestões já publicadas na #DicaStartupi, além de um bônus com mais 2 títulos.


De dicas e técnicas para aumentar sua performance a empreendedorismo de impacto social, confira abaixo 10 obras que oferecem ensinamentos valiosos para uma jornada empreendedora:



O poder do hábito – Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios

O livro escrito Charles Duhigg, que é popular em todo mundo, mostra como os hábitos influenciam em nossas vidas, como eles são formados e como podemos modificá-los. Ou seja, sabe aquele hábito ruim que está sempre te impedindo de ser uma pessoa melhor? Você pode mudar e começar a ter resultados positivos na sua vida, seja na sua vida pessoal ou profissional.

Indistraível

Quantas vezes você começou a escrever um e-mail no trabalho e se distraiu com uma notificação no celular, pelas conversas ao seu lado ou por umas simples caneta que caiu no chão? Isso é quase inevitável nos dias atuais. O livro ‘Indistraível’, escrito por Nir Eyal, trata exatamente disso. Na obra, o autor mostra como melhorar a sua produtividade e, ainda por cima, tornar a tecnologia, que tanto nos distrai, uma aliada. Não negocie com a preguiça

Ela sempre vence. Já percebeu? Alê Prates fala sobre isso no livro ‘Não negocie com a preguiça’, onde explica e faz com que os leitores troquem a inércia pelo engajamento. Mais do que comprometido com algo, quando você está engajado, existe um sentido maior para dar os rumos necessários aos seus objetivos.


De Zero a Um

‘De Zero a Um’ foi escrito por Peter Thiel, fundador do PayPal e investidor de diversas startups. Nele, o autor aborda maneiras de construir algo diferente e fugir do convencional, ou seja, se você é daquelas pessoas que quer saber tudo sobre inovação, precisa adicioná-lo na sua lista de próximas leituras.

Comece pelo porquê Você já se perguntou o porquê de algumas empresas ou pessoas parecerem mais admiradas, inovadoras e com força para engajar seus colaboradores e pessoas ao redor?

O livro escrito por Simon Sinek, ‘Comece pelo porquê’, aborda justamente isso. Durante a obra, e citando casos como Martin Luther King e Steve Jobs, Sinek mostra que todas as ideias devem começar a partir de um porquê. É isso que fará com que clientes e funcionários abracem a causa e torne ela em algo poderoso e com potência para expandir sempre mais. Ou seja, você precisa saber porquê faz algo: por que sua organização existe? Qual a causa dela? As pessoas irão te perguntar isso, porque é nisso que elas acreditam! O fenômeno fintech

As fintechs estão transformando o mercado financeiro no Brasil e no mundo. Observando este cenário, Bruno Diniz escreveu ‘O fenômeno fintech’. O livro contextualiza o leitor desde a origem desse movimento no mercado financeiro, passando pelo surgimento de associações e comitês brasileiros especializados em crédito digital, fintechs e startups, até um possível cenário sobre inclusão financeira, desbancarização, crowdfunding, bancos digitais, open banking, criptoativos, blockchain e corporate venture no futuro. Nada vem fácil

Escrito por Igor Morais, ‘Nada vem fácil’ conta a história do empreendedor que montou a Loja Kings, grande rede de vestuário, com um empréstimo de apenas R$ 300. Claro que durante a trajetória foi preciso muita persistência e foco, mas isso Igor soube tirar de letra e ele mostra isso na obra. Hoje, a marca criada pelo autor possui mais de 50 lojas e um e-commerce.







Oportunidades invisíveis

Lady Driver, Laboratório Fantasma e EmpregueAfro são exemplos de empresas que criaram novos mercados, desconstruindo estereótipos e desafiando o senso comum. Oportunidades invisíveis é um livro escrito por Paulo Rogério Nunes e traz cases de empresas que aliaram inovação e diversidade para criar negócios com impacto social em áreas como mídia, beleza, turismo, moda e tecnologia.



Bônus Como fazer amigos e influenciar pessoas

Escrito pela primeira vez em 1936, o livro ‘Como fazer amigos e influenciar pessoas’ de Dale Carnegie continua sendo um clássico. Um excelente empreendedor precisa ser muito bom tecnicamente nas coisas que faz, porém só isso não é suficiente. Soft skills como uma boa comunicação, empatia, resiliência, inteligência emocional e capacidade de ouvir o outro são essenciais na construção de um bom líder. É exatamente disso que Carnegie fala. Com o objetivo de mostrar ao leitor que para se relacionar bem com os outros é preciso ver o mundo através dos olhos de quem se fala, o autor apresenta diversas técnicas para alcançar um bom relacionamento e entrar em rapport com seu interlocutor. Mude ou Morra

O livro ‘Mude ou Morra: Tudo o que você precisa saber para fazer crescer o seu negócio e sua carreira na nova economia’ foi escrito por Roni Cunha Bueno e CEO e fundador da Organica e Renato Mendes, cofundador da Organica. Focada em falar sobre a Nova Economia, a obra mostra como transformação digital está impactando o mercado e como negócios reconhecidos, que não estão acompanhando esse movimento, estão “morrendo”. Fonte e créditos de imagens: Startupi

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page