top of page
  • Foto do escritorBR40

Siemens traça caminho do metaverso industrial no Web Summit 2022

  • Siemens apresenta experiência do metaverso industrial no projeto de agricultura subaquática “Nemo’s Garden”;

  • Palestras keynote, painéis de discussão, aulas master e bate-papos de desenvolvedores para a comunidade de tecnologia;

  • Siemens apresenta portfólio da plataforma de negócios digital aberta Siemens Xcelerator e exemplos de casos.


No Web Summit deste ano em Lisboa, Portugal, a Siemens apresentou o portfólio Siemens Xcelerator e referências de aplicações práticas da sua plataforma de negócios digital aberta. A empresa traçará o caminho para o metaverso industrial. Judith Wiese, Diretora Global de Pessoas e de Sustentabilidade e membro do Board da Siemens AG, bem como Peter Körte, Diretor Global de Estratégia e de Tecnologia da Siemens, participaram presencialmente daquela que é considerada a maior conferência de tecnologia do mundo em número de participantes.


Experiência do metaverso industrial no projeto de agricultura subaquática “Nemo’s Garden”. Foto: Divulgação Siemens

“O Siemens Xcelerator é uma plataforma de negócios digital aberta para clientes, parceiros e desenvolvedores. É aqui que problemas do mundo real podem ser resolvidos rapidamente por meio da cooperação, colaboração e cocriação -- e onde novas ideias e modelos de negócios surgem”, explicou Peter Körte, Diretor Global de Estratégia e de Tecnologia da Siemens. Para demonstrar o poder do ecossistema do Siemens Xcelerator e importantes etapas iniciais do emergente metaverso industrial, a Siemens oferece aos participantes do Web Summit uma experiência digital imersiva do projeto Nemo’s Garden pela primeira vez. Este projeto pioneiro de agricultura sustentável subaquática revela como a interoperabilidade de tecnologias e a colaboração de parceiros podem multiplicar o impacto.


A Siemens busca atrair novos talentos em todas as áreas de negócios. “Na Siemens, as pessoas podem gerar impacto trabalhando em tecnologias que realmente fazem a diferença e que transformam o dia a dia. Em um ambiente verdadeiramente inclusivo e diversificado, estamos empoderando nosso pessoal, dando-lhe liberdade e flexibilidade para ser criativo”, disse Judith Wiese, Diretora Global de Pessoas e de Sustentabilidade e membro do Board da Siemens AG. “Procuramos talentos que desejam aprender, crescer e expandir constantemente suas habilidades. O Web Summit é um lugar onde pessoas com a mesma mentalidade se reúnem”, acrescentou.



A Siemens oferece uma variedade de jornadas de carreira globais de excelência em termos de negócios, países e tipos de cargo. Com os desenvolvedores, o objetivo é empoderá-los, dando-lhes tecnologias já disponíveis e cocriando junto com eles para acelerar a transformação de negócios e economias.


A experiência do metaverso industrial no projeto de agricultura subaquática


A experiência do metaverso que a Siemens apresentou no Web Summit baseia-se em sua tecnologia líder de gêmeos digitais. Os gêmeos digitais fotorrealistas, em tempo real e baseados em física da Siemens embutidos no metaverso industrial oferecem enorme potencial para transformar as economias e indústrias de hoje. Ao propiciar um modelo totalmente digital de fazenda subaquática, essa tecnologia permite que a equipe do Nemo's Garden desenvolva, adapte e controle suas biosferas subaquáticas em escala. A experiência do metaverso fotorrealista no Web Summit é implementada com o Unity, um motor de jogo multiplataforma.


No estande da Siemens, os visitantes puderam mergulhar literalmente em uma fazenda virtual de agricultura subaquática com uma simulação de realidade aumentada (RA) e uma experiência de realidade virtual (RV). A combinação de simulação multifísica, experiência em tempo real e fotorrealismo é fácil de entender e demonstra uma boa prática de sustentabilidade. A exposição cria um mundo subaquático fotorrealista onde as pessoas podem mergulhar virtualmente. Com óculos de realidade virtual, os visitantes têm uma experiência de agricultura subaquática em quatro sentidos: podem ver e cheirar vegetais e frutas, podem ouvir o som do ambiente subaquático e podem até sentir as verduras e frutas através de luvas de feedback total. Os visitantes que não usam óculos de RV podem acompanhar a ação em uma tela grande e influenciar o que é visto no metaverso.


A combinação de simulação multifísica, experiência em tempo real e fotorrealismo é fácil de entender e representa uma boa prática de sustentabilidade. A simulação também cria um modelo de realidade aumentada (RA) do Nemo’s Garden que imita um gêmeo digital para demonstrar a tecnologia da Siemens em ação.



Siemens Xcelerator em destaque no Web Summit deste ano


A promessa do Siemens Xcelerator é tornar a transformação digital mais fácil, rápida e escalável, garantindo que as tecnologias sejam abertas e interoperáveis. O ecossistema e o mercado da plataforma reúnem os melhores players da categoria, sejam eles grandes ou pequenos. A visão compartilhada é reduzir a complexidade da transformação digital e acelerar seu impacto positivo. O estande da Siemens no Web Summit foi projetado para atrair uma ampla gama de participantes do Web Summit, incluindo clientes e representantes de startups, bem como as grandes empresas de tecnologia. O Siemens Xcelerator é particularmente atraente para startups porque seu modelo de pague conforme o uso -- em inglês, pay-as-you-go (PAYG) -- não requer um investimento inicial substancial para colher benefícios.


A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.


No ano fiscal de 2021, encerrado em 30 de setembro de 2021, o Grupo Siemens gerou receita de € 62,3 bilhões e lucro líquido de € 6,7 bilhões. Em 30 de setembro de 2021, a empresa contava com aproximadamente 303.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.


No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.


Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa Siemens - InPress Porter Novelli


Comentários


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page