• Brasil 4.0

“SP Conecta Cidades” vai a municípios paulistas para impulsionar ecossistema de startups

Projeto piloto será lançado nesta quarta (5), em Barueri


wix

Investe São Paulo


O SP Conecta – iniciativa que compreende um evento realizado há três anos pela Investe São Paulo para a promoção e o mapeamento do ecossistema de startups – está ampliando seu escopo, incluindo um projeto itinerante que vai sair da capital para compartilhar iniciativas que impulsionem o ambiente de negócios e a cultura de inovação nos municípios paulistas. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento econômico paulista por meio do potencial das startups.


A ideia do “SP Conecta Cidades” é que seja possível promover a inovação, sensibilizar empreendedores, mentores e investidores-anjo em potencial e ativar multiplicadores no ecossistema local. Após o suporte dado ao nascimento desta futura comunidade, ela poderá dar seus próprios passos na criação de uma agenda positiva.


“Queremos expandir o ecossistema em outras regiões do Estado, de forma a ampliar comunidades locais de suporte aos empreendedores. Assim, será possível gerar novos negócios para todo o ecossistema e esperamos que as cidades se tornem lugares cada vez mais vibrantes para o nascimento de novas startups”, analisa o head do Ecossistema de Startups da Investe São Paulo, Franklin Ribeiro. “Iremos começar por cidades bem próximas à cidade de São Paulo e faremos um piloto em Barueri. Em seguida buscaremos locais que tenham pessoas dispostas a participar ativamente na construção de um ecossistema local forte, pois assim será possível receber mais investimentos em inovação, gerar empregos mais qualificados e motivar os profissionais a estarem sempre atualizados”.

Metodologia


De acordo com Ribeiro, a iniciativa deve ocorrer durante cerca de três meses, com apresentações de curta duração –, seguido de networking entre o ecossistema local.


A Investe São Paulo vai atuar na articulação com representantes das cidades e do ecossistema paulista, e na promoção do projeto. O município, por sua vez, deverá trabalhar no envolvimento com os representantes locais, promover o trabalho conjunto, indicar espaços para a realização dos encontros e fornecer dados para o mapeamento de startups.


“Queremos nos aproximar desse público de forma bastante descontraída e informal para identificarmos os multiplicadores e, gradativamente, despertar o interesse pelo empreendedorismo e em novas iniciativas de apoio às startups”, comenta Franklin, que espera ainda atrair novos mentores, motivar investidores anjos e impulsionar os negócios para o ecossistema.

Próximos passos


Uma vez criado um ecossistema mais fortalecido, as futuras iniciativas ainda poderão contar com outras vertentes da Investe São Paulo, já que a agência atende gratuitamente empresas de pequeno, médio e grande portes com foco na atração de investimentos, promoção da competitividade no estado, treinamentos para as iniciativas interessadas no processo de exportação e todo suporte personalizado nas áreas de infraestrutura, meio ambiente e tributária.


SP Conecta


Criado pela Agência de Promoção e Competitividade do Governo do Estado, a Investe São Paulo, o SP Conecta é um evento que visa apresentar, desde 2015, as organizações do ecossistema de apoio as startups, oferece mentorias às startups e ainda inclui a Copa do Mundo de Startups, competição cujo vencedor disputa US$ 1 milhão no Vale do Silício. O evento tem como pilar principal promover o desenvolvimento paulista em conjunto com startups.


Serviço: “SP Conecta Cidades” – CIOESTE BARUERI

Data: 05/12/2018

Horário: 18h30

Local: Rua Juruá, 323, Barueri.


Fonte: www.investe.sp.gov.br

0 visualização
Assine nossa newsletter!
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone

© 2019 - Brasil 4.0 - www.br40.com.br

Fale conosco - contato@br40.com.br