A ETH Zurich executa um projeto de pesquisa único sobre automação e fornecimento de energia para edifícios em diferentes zonas climáticas;
O projeto inclui um sol artificial pioneiro para pesquisa com tecnologia solar;
A Siemens fornece tecnologias prediais digitais, parte do Siemens Xcelerator, para laboratórios.

A ETH Zurich, uma das universidades mais renomadas do mundo, acaba de inaugurar uma instalação de pesquisa pioneira: o Zero Carbon Building Systems (ZCBS) Lab. Ele viabiliza pesquisas sobre o comportamento de componentes e sistemas prediais em diferentes zonas climáticas. O novo edifício, localizado no campus da universidade em Zurique, compreende dois andares com diferentes células de teste, câmaras climáticas e salas de experimentação. Como parte de sua atual parceria industrial com a ETH Zurich, a Siemens equipou a nova instalação de pesquisa com tecnologias prediais digitais de última geração, inclusive para a gestão e as operações prediais. As tecnologias fazem parte do portfólio do Siemens Xcelerator.
O laboratório possibilita que pesquisas experimentais e testes de sistema sejam realizados em uma escala de 1:1. A pesquisa é conduzida em tecnologias ativas e passivas para fornecimento de energia, automação e controle climático em edifícios sob uma ampla série de condições ambientais. Ele foi estabelecido pela Cátedra de Arquitetura e Sistemas Prediais da ETH Zurich, liderada pelo Prof. Dr. Arno Schlueter, que trabalha com a Siemens há muitos anos. “Sistemas digitais de implementação flexível e a especialização do setor são essenciais, tanto para um ambiente de pesquisa quanto para colocar os resultados da pesquisa em prática”, explicou o Prof. Schlueter.
O ZCBS Lab usa soluções abrangentes de automação da Siemens Smart Infrastructure. Seu sistema de gestão predial digital Desigo CC controla e monitora todas as disciplinas e possibilita a operação eficiente do edifício, assim como testes de pesquisa específicos que podem ser realizados sob condições ideais. O projeto da solução Siemens possibilita que os requisitos do clima e da tecnologia predial sejam adaptados de forma rápida e flexível aos vários projetos de pesquisa e aos parâmetros de teste desejados. O sistema da Siemens coleta todos os dados importantes gerados pelos sensores e dispositivos de campo instalados e os transmite para o sistema de controle de nível superior da ETH.
Matthias Rebellius, CEO da Siemens Smart Infrastructure, tem orgulho do uso da tecnologia Siemens por este projeto: “Nosso sistema de gestão predial estabelece a fundação para melhorar os sistemas da ETH existentes conforme necessário e potencialmente conectá-los no futuro à plataforma predial digital aberta Building X, que faz parte do portfólio do Siemens Xcelerator.”
O Siemens Xcelerator é uma plataforma de negócios digital aberta, que possibilita a transformação digital dos clientes na indústria e na infraestrutura de forma mais rápida e em escala. Lançada em junho de 2022, a plataforma cresceu e desenvolveu-se continuamente desde então. Juntamente com um poderoso ecossistema de parceiros e um mercado, o Siemens Xcelerator apoia as empresas em sua transformação digital.
Cooperação comprovada entre a Siemens e a ETH Zurich
O ZCBS Lab foi projetado para ser extremamente flexível não apenas em termos de tecnologia predial, mas também em layout. Ambientes individuais podem ser conectados ou separados conforme necessário. Isso possibilita testes comparativos ou isolados de componentes e sistemas prediais, por exemplo, de resfriamento eficiente ou produção integrada de energia usando tecnologia solar. Os estudos de aceitação do usuário podem ser conduzidos em células de teste individuais. Em seus experimentos, os pesquisadores podem controlar independentemente toda a automação predial até o nível de campo e passar do modo de operação para o modo de pesquisa simplesmente apertando um botão.
O destaque da nova instalação da ETH é uma sala com um emulador solar. Essa instalação de teste possibilita simular não apenas a temperatura e a umidade, mas também os efeitos solares durante o dia. Esse sol artificial é baseado na tecnologia LED eficiente em consumo de energia e é único no mundo.
A parceria estratégica entre a ETH Zurich e a Siemens tem uma longa tradição. A Siemens tem ajudado a financiar a cátedra de Tecnologias Prediais Sustentáveis desde 2009. Esse financiamento possibilitou que a ETH Zurich expandisse ainda mais a pesquisa e o ensino no campo da sustentabilidade e da energia. Além da construção sustentável e digital, a Siemens e a ETH Zurich estão colaborando estreitamente na pesquisa sobre a mobilidade do futuro.
Sobre a Smart Infrastructure:
A Siemens Smart Infrastructure (SI) está definindo o mercado de infraestrutura inteligente e adaptável de hoje e do futuro. A companhia está focada em atender aos desafios urgentes da urbanização e das mudanças climáticas, com a conexão de sistemas de energia, edifícios e indústrias. A SI cria ambientes que colaboram com o planeta e o bem-estar das pessoas, oferecendo aos clientes um portfólio completo de produtos, sistemas, soluções e serviços integrados, que envolvem desde a geração de energia até o consumo. Com um ecossistema cada vez mais digitalizado, contribui para o progresso de clientes, parceiros e de toda a sociedade. A sede global da Siemens Smart Infrastructure está localizada em Zug, na Suíça, e a empresa possui cerca de 70 mil funcionários em todo o mundo.
A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.
No ano fiscal de 2022, encerrado em 30 de setembro de 2022, o Grupo Siemens gerou receita de € 72.0 bilhões e lucro líquido de € 4,4 bilhões. Em 30 de setembro de 2022, a empresa contava com aproximadamente 311.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.
No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.
Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa InPress Porter Novelli
Comments