• Brasil 4.0

Impressão 3D, tecnologia transformadora para empresas inteligentes

Segundo estudo recente, o mercado mundial de impressão 3D deverá atingir $ 14,4 bilhões de dólares até 2022.


*Carlos Angulo

Foto: Shutterstock - IT Forum 365

Você já ouviu a frase: "a impressão está morta" nos últimos anos? Se sim, a boa notícia é que essa afirmação está totalmente errada. A verdade é que, atualmente, a impressão se tornou peça chave entre as líderes empresariais de todo o mundo. Segundo estudo recente, o mercado mundial de impressão 3D deverá atingir $ 14,4 bilhões de dólares até 2022. Tudo isso impulsionado pelo desenvolvimento de novas tecnologias, abordagens e aplicações que permitem às empresas aprofundar seus relacionamentos com seus clientes e atender mais rapidamente às expectativas deles por meio de uma experiência personalizada.


Atualmente, a impressão se tornou algo muito além do processo tradicional de tinta e papel. As novas tecnologias de impressão permitem que plásticos, metais, tecidos e matéria orgânica sejam impressos ou aplicados em diferentes superfícies. Essa evolução foi fundamental para o aprimoramento sobre como empresas de todos os tipos desenvolvem, fabricam, entregam e melhoram seus produtos e serviços. Nesse contexto, podemos ressaltar que uma das formas de impressão mais evoluídas é a 3D.

À medida que um número crescente de setores adota a impressão 3D ou a fabricação aditiva (AM - de Additive Manufacturing) e a demanda por essa tecnologia cresce, as empresas percebem como os recursos de AM têm proporcionado redução de custos e do tempo de produção, além da entrega de melhores resultados e com qualidade diferenciada aos seus clientes.


Às vezes, o processo de criar instalações locais de AM pode parecer amedrontador, principalmente se não houver profissionais com a experiência necessária para ajudar. Além do treinamento dos funcionários, há outros desafios a serem considerados, como, por exemplo, garantir que os fluxos de trabalho e os processos de impressão 3D sejam otimizados e gerenciados com segurança, mantendo os dispositivos e os custos sob controle. Por isso, prepare sua infra-estrutura para receber essa nova solução.


A impressão 3D é uma tecnologia transformadora para muitos setores e, com os novos serviços oferecidos por empresas especializadas no ramo, as companhias têm todos os motivos para buscarem qual deles são adequados para garantir a sustentação do negócio e que, ao mesmo tempo, sejam capazes de auxiliar a manter o mesmo nível tecnológico comparado aos concorrentes. Assim, desde que implantada de maneira correta, essa inovação irá melhorar sua eficiência, produtividade e a entrada em novas áreas de negócios.


*Por Carlos Angulo, Business Development & Product Marketing Manager da Ricoh América Latina

Fonte: IT Forum 365



0 visualização
Assine nossa newsletter!
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone

© 2019 - Brasil 4.0 - www.br40.com.br

Fale conosco - contato@br40.com.br