top of page
  • Foto do escritorBR40

A Inteligência Artificial como realidade no mundo corporativo


Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é a queridinha do momento em tecnologia e um dos assuntos mais comentados pela sociedade em 2023, principalmente devido a popularização de LLMs (Large Language Models) como o ChatGPT, da Open AI, que alcançou a marca de 1 milhão de usuários em apenas cinco dias após seu lançamento, tempo recorde na Internet. Apesar de sua popularização, ainda não estamos utilizando nem 10% de todo o potencial desta tecnologia, e cabe a nós aprender a utilizá-la da forma correta para extrair ao máximo seus benefícios, como ferramenta suporte que simplifica o conhecimento e otimiza o serviço. Hoje, o mercado de trabalho é extremamente concorrido e saber utilizar uma tecnologia poderosa como essa pode ser o diferencial de seu negócio com a concorrência.


Apesar de ainda não existir uma regulamentação aprovada do uso da IA no Brasil, diversos são os setores que já estão a utilizando e tendo resultados positivos com a ferramenta e que com certeza só aumentarão seu uso durante os próximos anos, como:

  • Logística e Meios de Locomoção: com veículos cada vez mais inteligentes e autônomos;

  • Atendimento a Clientes e Vendas B2C: os chatbots já são uma realidade e serão cada vez mais inteligentes;

  • Áreas Financeiras e Contábeis: também com o desenvolvimento de robôs específicos para estes mercados que auxiliam a checar resultados e fazem contas de forma automática;

  • Desenvolvedores: Com os avanços da IA, naturalmente as empresas estão facilitando o desenvolvimento de seus softwares, e muitas ações, antes exclusivas de humanos, serão substituídas por robôs.


White Paper Siemens

Como empresa tecnológica, também já estamos experimentando essa nova ferramenta e estamos felizes com os resultados até então. Utilizamos Machine Learning em diversas áreas de nosso trabalho, desde o marketing até vendas, que combinamos com IA fazendo com que todo alerta gerado dentro de nossas ferramentas seja triado por máquinas, o que traz agilidade para a resolução de problemas. Também utilizamos da IA em nossos chatbots que respondem as dúvidas dos usuários nas plataformas e fazemos uso da tecnologia para orquestrar nosso centro de monitoramento e operações.


Porém, faz-se necessário destacar o lado negativo da Inteligência Artificial. Por não existir uma regulamentação vigente no País, os Dados e informações escritas pelos usuários nessas plataformas não estão protegidos corretamente. Além disso, seu crescimento acelerado preocupa os pesquisadores e tomadores de decisão da área que não conseguem fazer uma previsão assertiva dos rumos dessa tecnologia em um futuro próximo.


Segundo levantamento realizado pela Tenable, empresa global de cibersegurança, o Brasil é o País com maior volume de Dados expostos no mundo. A pesquisa foi realizada durante o período de novembro de 2021 a outubro de 2022 e constatou que o Brasil conta com mais de 112 terabytes expostos na web, o que representa 43% do total mundial, e há um temor que a IA em mãos erradas aumenta ainda mais essa exposição. Por ser uma tecnologia que emula as respostas humanas, ela se torna uma excelente assistente de texto para esses cibercriminosos, que a utilizam com o objetivo de mascarar os principais pontos de identificação de um e-mail phishing, como a linguagem dissonante e erros gramaticais.


Webinar - Tranformação Digital na Indústria

Apesar dos lados negativos, não creio que o banimento dela seja o caminho correto a seguir. Precisamos imaginar o universo de possibilidades que a IA pode trazer para todos os segmentos da sociedade e tenho muita convicção que em menos de cinco anos ela será uma ferramenta indispensável no ambiente corporativo, resolvendo problemas, protegendo ambientes críticos, auxiliando na entrega de projetos de forma mais veloz e eficiente, uma infinidade de possibilidades.


Sobre o debate acerca da IA substituir algumas profissões: acredito que os profissionais precisam se adaptar as mudanças impostas pela tecnologia e a nossa sociedade vive em constante evolução. Com o advento da Internet, muitas profissões foram mudadas, e com a Inteligência Artificial será a mesma coisa. Cabe ao profissional sempre se atualizar e extrair o que há de melhor na ferramenta, que está disponível para otimizar o trabalho e ser um suporte para a entrega de um serviço mais eficiente.


Reforço que enxergo a Inteligência Artificial como ferramenta extremamente benéfica que pode impactar os mais variados segmentos da sociedade, mas que precisa ser limitada ao que ela se propõe a fazer. Não podemos utilizar a IA para analisar casos em que a sensibilidade humana é extremamente importante, por exemplo na Psicologia. Já estamos vendo as bigtechs entrando com força neste mercado, como a Microsoft e a Google, e acredito que esse seja um caminho sem volta para todas as corporações, é fundamental que saibamos utilizar a IA da melhor forma possível e que também estejamos atentos a seus usos indevidos para nos defendermos de ataques virtuais.


Por Paulo Asano, Co-fundador e CEO da Populos

Fonte e imagem: InforChannel


Intermach 2023 - Feiras e Eventos

Comments


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page