ABIPLAST mantém parceria com a Messe Brasil para realização da Interplast 2024
top of page
  • Foto do escritorBR40

ABIPLAST mantém parceria com a Messe Brasil para realização da Interplast 2024

Evento reúne a cadeia da indústria de transformação do plástico em Joinville-SC, de 13 a 16 de agosto de 2024


Interplast 2024

Santa Catarina, março de 2024 – A 12ª edição da Interplast – Feira e Congresso da Integração da Tecnologia do Plástico, promovida pela Messe Brasil, será realizada novamente com o apoio da principal entidade do segmento no Brasil, a ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico. O evento está programado para ocorrer de 13 a 16 de agosto de 2024, em Joinville – SC, , contando com o patrocínio da APTA e ALTAX7. Santa Catarina é um dos principais polos da indústria de plástico no Brasil que abrange cerca de 1.061 empresas transformadoras de plástico e 44,1 mil empregados no setor, Além disso, a cidade também conta com o segundo maior polo de ferramentarias do país, especialmente voltadas à produção de moldes de plástico para injeção e extrusão.


A ABIPLAST estará presente com um stand institucional, abordando diversas ações em prol do desenvolvimento da indústria de transformação e reciclagem de plástico. Uma delas é a apresentação da plataforma “Recircula Brasil”, criada pela Associação em parceria com a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e desenvolvida pela Central de Custódia, com o propósito de rastrear os resíduos plásticos desde sua origem até sua reintegração como matéria-prima para novos produtos. Essa ferramenta desempenha uma função crucial na indústria do plástico, proporcionando transparência, compliance, segurança jurídica e fomentando a maturidade digital em toda a cadeia de valor.


Para a entidade, a participação da ABIPLAST e a apresentação do “Recircula Brasil” na feira enfatiza o compromisso da indústria em buscar soluções sustentáveis para a gestão dos resíduos plásticos. “Por meio da plataforma, recicladores, transformadores e end users que fizerem parte poderão usufruir, dentre os principais benefícios, da garantia de reciclagem de resíduos plásticos, valorização da matéria-prima e rastreabilidade do conteúdo do produto reciclado”, afirma Paulo Teixeira, presidente-executivo da ABIPLAST.


Interplast 2024

SOBRE A INTERPLAST


Mais do que uma simples exposição das últimas tecnologias e inovações do mercado, a Interplast inclui eventos simultâneos dedicados ao desenvolvimento profissional e aos negócios. A programação técnica, através do Congresso CINTEC Plásticos 2024, aborda temas relacionados à inovação e tecnologias para a indústria de transformação do plástico. Os expositores terão a oportunidade de apresentar suas soluções e tecnologias por meio de workshops direcionados aos profissionais das indústrias. Em 2022, foram mais de 35 horas de conteúdo, apresentadas por 50 especialistas.


“Vamos concentrar nossos esforços nos eventos paralelos, apresentando novidades e temas que tragam competitividade à indústria, estabelecendo parcerias com entidades nacionais e internacionais para ampliar a abrangência da feira, visando aumentar o número de expositores e visitantes de fora do Brasil, especialmente da América do Sul”, destaca Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.


A Rodada de Negócios é outro destaque consolidado no evento, reunindo compradores e fornecedores em mesas de negociação, abrangendo segmentos como Automotivo, Embalagens e Construção Civil, com foco na concretização de negócios. Na edição anterior, foram realizadas 586 reuniões de negócios.


O workshop de Metrologia do Plástico, organizado pela CSQI da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), oferecerá uma oportunidade para os profissionais do setor acompanharem os últimos estudos e tendências desenvolvidas nesse campo.


Siemens

O POTENCIAL DA INTERPLAST


A Interplast está consolidada como um dos principais eventos do Brasil e o único que reúne a cadeia completa do plástico no mesmo ambiente, abrangendo de fornecedores de moldes a matéria-prima, máquinas e equipamentos, além das atividades simultâneas de conhecimento técnico e Rodada de Negócios. A organizadora Messe Brasil confirma o recorde de empresas participantes e além de 100% de ocupação dos três pavilhões da Expoville (22 mil m²), contará com a estrutura de um pavilhão provisório. Em 2022, recebeu 30 mil visitantes, o que também deve ser superado em 2024.


“A Interplast é a única feira que reúne toda a cadeia do plástico e mostra a força do nosso estado, que apresenta altas taxas de crescimento da indústria e concentra algumas das principais empresas de transformação de plástico no Brasil, reconhecidas pela qualidade dos seus produtos em âmbito mundial”, afirma Spirandelli.


As mais de mil indústrias do plástico empregam mais de 44 mil pessoas diretamente em Santa Catarina e estima-se o dobro de empregos indiretos. O setor no Estado inclui grandes empresas de atuação nacional e internacional, com destaque para a fabricação de peças técnicas, embalagens para conservação de alimentos e medicamentos, artigos de transporte, produtos para construção civil, autopeças, peças de eletroetrônicos, eletrodomésticos, utilidades domésticas e produtos descartáveis.


Entre os diferenciais da indústria do plástico catarinense destacam-se a mão de obra preparada e interessada na qualificação constante, assim como instituições de ensino públicas e privadas, que disponibilizam oportunidades de formação aos profissionais. Outra característica marcante são os focos de atuação bem definidos por regiões do estado: o Sul em descartáveis, o Norte em produtos para construção civil e peças técnicas e o Oeste em embalagens. Somado a isso, o acesso a variadas fontes energéticas, incluindo as renováveis como a solar, serviços de portos, qualidade de vida e investimentos em tecnologia e inovação são fatores determinantes para destacar Santa Catarina no cenário da indústria nacional.


siemens

SERVIÇO


Interplast – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do PlásticoData: 13 a 16 de agosto de 2024Horário: 13h às 20hLocal: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville – SCRealização: Simpesc (Sindicato da Indústria do Material Plástico de SC)Organização: Messe Brasil


SOBRE A ABIPLAST

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) representa o setor de transformados plásticos e reciclagem desde 1967, atuando para aumentar a competitividade da indústria. Para isso, realiza ações que promovem novas tecnologias, novos processos, pesquisa de produtos com foco na sustentabilidade, entre outras. Há anos, a concreta implementação da economia circular na cadeia produtiva está no topo das prioridades da ABIPLAST. A entidade, referência no tema, desenvolve juntamente com seus associados ações que preparem os setores para a atual realidade que se delineia, avançando em direção a resultados efetivos. A ABIPLAST representa atualmente cerca de 12,6 mil empresas que empregam cerca de 360 mil pessoas.


Fonte e imagem: Assessoria de Comunicação Interplast 2024

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page