• Brasil 4.0

Agricultura 4.0: com ascensão de tecnologias, meio rural se torna mais conectado e produtivo

Senai organizou hackathon para promover startups que atuam no setor do agronegócio


A Agricultura 4.0 é um conceito que se refere à digitalização do processo produtivo agrícola. Com elementos inovadores e tecnológicos, o setor do agronegócio se renova, tornando-se mais conectado, com informações mais rápidas e precisas que auxiliam na tomada de decisões, na gestão rural e tornam o ecossistema mais produtivo. Para levar cada vez mais inovações e tecnologias aos produtores, a 32ª edição do tradicional Show Rural Coopavel, que aconteceu em fevereiro em Cascavel, contou com um Hackathon. A maratona de programação teve como tema “A tecnologia e inovação como fatores de desenvolvimento da produtividade sustentável do agronegócio”.


O Sistema Fiep, por meio do Senai, fez parte da organização e atuou na facilitação do Hackathon Show Rural 2020. “Enquanto propulsor da economia nacional, o agronegócio tem como propósito, para este momento, evoluir de forma competitiva e, principalmente, sustentável. A proposta do Hackathon foi possibilitar que soluções criativas respondam assertivamente a tais demandas”, explica a consultora de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Sistema Fiep, Sabrina Levinton.


Foram apresentados desafios para startups em 17 temas: produção agrícola, piscicultura, avicultura, leite, pecuária, eficiência energética no campo, suinocultura, gestão da propriedade rural e agricultura familiar. A startup vencedora foi a Mimosa, que apresentou um projeto para a produção de leite, desenvolvendo um sistema de controle de temperatura. Em segundo e terceiro lugar ficaram a Harvest Soy e a Psico Logic, respectivamente.


Laura de Faria Padilha, também consultora de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Sistema Fiep e facilitadora do Hackathon, comenta que uma das vantagens desta modalidade de evento é a aproximação entre produtores e empreendedores. “O Hackathon é uma grande oportunidade para as indústrias detectarem talentos, fortalecerem o empreendedorismo inovador e aplicarem ideias novas para desafios enfrentados pelo setor agro. Assim, aumentamos a capacidade produtiva do país e criamos um impacto positivo para a sociedade”, afirma.


Além de organizar e realizar Hackathons, o Sistema Fiep conta com diversas soluções para indústrias que querem inovar, como pesquisas aplicadas para resolver problemas específicos de uma empresa ou setor, soluções para indústria 4.0 e consultoria em captação de recursos para projetos inovadores.


Indústrias das mais diversas áreas interessadas em se conectar e realizar ações junto ao ecossistema de inovação podem encontrar mais informações no site https://www.senaipr.org.br/tecnologiaeinovacao/ ou pelo WhatsApp: 41 98850-9653.


Fonte e créditos de imagem: Agência Sistema Fiep



68 visualizações
banner-siemens-plm-160x600-pt.jpg
Assine nossa newsletter!
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone

© 2019 - Brasil 4.0 - www.br40.com.br

Fale conosco - contato@br40.com.br