top of page
  • Foto do escritorBR40

Agtechs apoiadas pela FAPESP vencem Prêmio Agrishow de Startups

A Cromai foi a vencedora da 2ª edição do Prêmio Agrishow de Startups 2023, promovido durante a Feira Internacional de Tecnologia Agrícola (Agrishow), que aconteceu entre os dias 1º e 5 de maio em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.


Mídia Wix

Por meio de inteligência artificial, a agtech paulista, apoiada pelo Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), faz a identificação e classificação de ervas daninhas. O sistema mapeia a localização e o tipo de plantas invasoras. Com isso, o produtor rural pode melhorar a gestão das soluções e das aplicações de produtos necessários para resolver o problema.


Para Henrique Del Pappa, sócio-diretor da Cromai, vencer a premiação é uma sensação única, especialmente por estar na principal feira de tecnologia agrícola da América Latina. “Foi a coroação de um trabalho em equipe”, afirmou.


A curadoria do Prêmio Agrishow de Startups e do Agrishow Labs ficou a cargo do Core Innovation Drive. “Os produtores rurais são os maiores beneficiados com uma premiação e um espaço direcionados às startups, pois são os principais elos entre o homem do campo e os avanços tecnológicos. O que há de mais moderno no setor está aqui”, destacou Haroldo Franco Junqueira, CEO da Core Innovation Drive.


A premiação teve como segundo colocado a Doroth, também apoiada pelo PIPE-FAPESP, que elaborou testes rápidos para identificação de biológicos, em nível de DNA, a fim de facilitar a identificação e o monitoramento de doenças foliares e a presença de ervas daninhas nas lavouras. Atualmente a startup já monitora mais de 240 mil hectares.



Já o terceiro colocado foi a Krilltech, que desenvolveu a arbolina, uma nanopartícula que atua nas reações químicas das plantas e vegetais, funcionando como catalisadora das funções biológicas, corrigindo rotas específicas das plantas de acordo com suas necessidades. A inovação foi criada com o apoio da Universidade de Brasília (UnB) e da Embrapa.


A primeira edição do Prêmio Agrishow de Startups foi realizada em 2022 e teve como vencedora a Tarvos, também apoiada pelo PIPE-FAPESP, que disponibiliza soluções de controle de pragas, por meio de armadilhas inteligentes, que utilizam um sistema de coleta de dados no campo com modelos bioestatísticos (leia mais em https://pesquisaparainovacao.fapesp.br/1679).


Fonte: FAPESP

留言


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page