Pensar em diversidade é uma das maiores metas da Ambev em 2020. Isso significa que a empresa está se esforçando cada vez mais em rever processos para construir um time cada vez mais proporcional, com diferentes bagagens culturais e que represente a realidade vasta do Brasil.
Pensando nesse contexto, a Ambev lançou o novo programa de trainee reformulado, em que as empresas The Grid, que desenha e implementa estratégias de recrutamento, e a Cubocc, que dá suporte para que agências de publicidade pudessem desenvolver projetos inovadores, são responsáveis pela criação do conceito e desenvolvimento da campanha. Além disso, o The Grid também será responsável pela curadoria e seleção dos candidatos.
O processo seletivo foi criado pensando em uma comunidade que se materializa na plataforma de capacitação com conteúdos preparatórios, que vão ajudar os candidatos em todas as etapas. A partir de uma visão múltipla, o The Grid e a Cubocc desconstruíram os currículos e destacaram a pluralidade das vivências, quebrando os estereótipos do trainee e trazendo o mote “Quem vê rótulos não vê…”.
Além disso, antigas exigências que limitavam a participação de muita gente foram eliminadas. Então, em vez de um teste de inglês, a Ambev vai oferecer bolsas para os candidatos aprovados que não tenham conhecimento do idioma, por exemplo.
São cinco etapas no programa da Ambev e todas elas serão realizadas 100% online – o que, além de proteger os candidatos, também favorece a inclusão, já que inscritos de todo o Brasil podem participar sem precisarem sair de seus estados. A plataforma de capacitação vai ajudar com diferentes tipos de conteúdo.
Serão feitas, por exemplo, transmissões ao vivo com vários líderes da Ambev, para ajudar os candidatos com dicas e informações sobre as diversas áreas da companhia. A empresa também vai promover um bate-papo sobre autoconhecimento, para auxiliar os inscritos antes das entrevistas, além de disponibilizar uma série de vídeos para ajudar no processo.
Semanalmente, serão compartilhadas listas com dicas de conteúdo relevante sobre temas importantes para a Ambev, em podcasts, revistas, artigos e entrevistas, por exemplo – todos conteúdos que, depois, poderão ser utilizados também em outros processos, criando uma rede de conhecimento geral da companhia.
Para avaliar a identificação dos candidatos com a cultura da Ambev, a empresa desenvolveu um game de competências – que será aplicado após o teste de lógica, que este ano ficou mais fluido e sem foco em matemática, como costumava ser antigamente. O game da Ambev vai ajudar a entender se os candidatos têm características como: adaptabilidade, cooperação, criatividade, ousadia, inovação, abertura a novos desafios, resolução de problemas e tolerância.
As inscrições para o programa de trainee Ambev 2020 ficam abertas até 8 de setembro, com vagas em todo o Brasil, para as áreas de Negócios, Tecnologia e Supply – que engloba a gestão das cervejarias, em diversas áreas, como logística, financeiro e Gente & Gestão, por exemplo.
Podem se candidatar universitários de qualquer curso de graduação, que tenham se formado entre junho de 2018 e dezembro de 2020. Pensando ainda em todas as formas de colaborar com os candidatos e para fomentar um ecossistema de colaboração, a Ambev compartilhará o currículo dos inscritos não aprovados nas últimas etapas com os parceiros e fornecedores. Além da estratégia geral e implementação feitas pela Cubocc e pelo The Grid, a agência SunsetDDB colaborou no projeto com estratégia de Twitter e produção de conteúdo para campanha.
Para se inscrever, basta acessar o site.
Fonte e créditos de imagem: Startupi
Comments