• Brasil 4.0

Americanas S.A. lança plataforma para investir e acelerar startups

A IF – Inovação e Futuro, motor de inovação da Americanas S.A., lançou uma plataforma de fomento à inovação para o desenvolvimento e aceleração de startups. A plataforma de Corporate Venture terá como objetivo promover um relacionamento contínuo com pequenos negócios inovadores que possam impulsionar o crescimento orgânico das diferentes frentes da companhia (física, digital, logística e a fintech, a Ame Digital) por meio de inovação aberta. Para isso, a Americanas S.A. prevê o investimento em até 20 startups neste primeiro ano.


A previsão é que os negócios selecionados recebam um aporte inicial de capital que se valorize em pelo menos 10 vezes por meio da conexão com o ecossistema da Americanas S.A.. A parceria garante ainda um pacote de benefícios que inclui mentoria realizada pela diretoria da companhia e acesso a um clube de vantagens com mais de 50 parceiros da Americanas S.A. – estimado em mais de R$ 1 milhão em créditos.


Processo e inscrições


Para participar, as startups devem se cadastrar por meio de um formulário disponível no portal. O processo seletivo acontecerá ao longo de todo o ano, com etapas que incluem análise das startups pelo time de Corporate Venture, conversa com os fundadores, pitchs days com a diretoria C-Level da companhia e due diligence, para então receber o aporte e começar a aceleração.


A seleção leva em consideração diferentes aspectos do negócio, inclusive critérios como o nível de comprometimento das startups com a agenda ESG (sigla em inglês para ambiental, social e de governança) e com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) listados na Agenda 2030 da ONU, norte da estratégia ESG da Americanas S.A..


Motor de inovação


Criada em 2018, a IF nasceu para incentivar o uso de novas tecnologias, desenvolver e adquirir negócios inovadores para a Americanas S.A.. O motor de inovação da companhia foi responsável pelo lançamento da Ame Digital, fintech e plataforma mobile de negócios que o popularizou o modelo de cashback como benefício no país e tem o propósito de democratizar o acesso a produtos e serviços financeiros.


Além do desenvolvimento de soluções proprietárias, a IF lidera a estratégia de crescimento inorgânico da Americanas S.A. por meio de grandes parcerias e aquisições. Foram 29 aquisições nos últimos 15 anos, sendo 10 delas somente entre 2020 e 2021 – já promovidas pela IF. Entre elas está a aposta no segmento de mercado, com a chegada do Supermercado Now e o Hortifruti Natural da Terra, e a entrada no segmento de peer-to-peer lending (P2P), com a aquisição da fintech de crédito online Nexoos.


Fonte e imagem: Startupi

23 visualizações0 comentário
Creating-a-Sustainable-Future-wp-banners160x600.jpg