Bosch destaca soluções para diferentes frentes de trabalho em uma mina na Exposibram 2019
top of page
  • Foto do escritorBR40

Bosch destaca soluções para diferentes frentes de trabalho em uma mina na Exposibram 2019

  • Sistemas de acionamento e controle hidráulico: mais eficiência e segurança nas operações

  • Equipamentos e componentes para agilizar manutenção de maquinários

  • Completas soluções em ferramentas elétricas, a bateria e de medição


Soluções Bosch Rexroth

Campinas – As soluções Bosch para o setor de mineração vão além dos sistemas inteligentes dentro do conceito de mina conectada – Smart Mining – e para monitoramento de áreas complexas. Durante a Exposibram 2019, o público poderá conhecer as demais tecnologias que contribuem de forma eficiente para os processos nas minas, sempre tendo como foco o ganho de produtividade, eficiência, segurança e economia.


Para manter as operações de larga escala em movimento são necessários equipamentos robustos, que consigam funcionar de maneira contínua e com alta performance, mesmo em situações críticas. Por isso, a Bosch Rexroth conta com soluções compactas e específicas para a indústria de mineração, que agregam pouco peso às máquinas e facilitam o trabalho de exploração e manuseio de materiais. São tecnologias para acionamento e controle hidráulico – voltados para perfuração, rotação, britagem e transporte – que minimizam o tempo parada e otimizam o uso dos equipamentos.


Um dos destaques é o a unidade hidráulica Hagglünds com CMP utilizada para realização de demonstrações do funcionamento de um sistema hidráulico Hagglünds em conjunto com o novo sistema de controle CMP. Esta unidade possui o mesmo funcionamento hidráulico das demais padrões da Hagglünds, porém com um sistema de controle CMP que faz todo o controle e processamento das informações adquiridas dos sensores espalhados por toda a unidade, apresentando as informações em um tablet e funciona como uma IHM.


Soluções para manutenção de maquinários


O processo produtivo em uma mina demanda equipamentos gigantescos que atuam desde extração até o refinamento dos minérios. Assim, considerando os esforços de cada etapa e o ambiente desafiador, são necessárias manutenções preventivas e reativas nestas máquinas para que tudo funcione adequadamente.


Na Exposibram, os visitantes poderão conferir os motores de partida HEF/HEP que cobrem quase 100% dos equipamentos fora de estrada que operam nas mineradoras. Para algumas aplicações, os motores de partida pneumáticos são substituídos por motores de partida elétricos. Isso ocorre porque os componentes pneumáticos são extremamente pesados, podem ocasionar falhas durante a partida por falta de ar no sistema e têm complicações ergonômicas no momento da troca ou reparação por seu tamanho e peso.


Com os novos modelos HEF/HEP da Bosch, o usuário conta com o acionamento elétrico que garante a partida do equipamento mesmo após longas paradas. Além disso, devido à sua alta tecnologia, eles pesam cerca de 50% menos que os motores originais, o que possibilita um reparo mais seguro e sem riscos de acidentes aos operadores.


Outro item que merece atenção é o sistema de ar-condicionado dos caminhões e maquinários utilizados nas minas, visto que a refrigeração é constantemente exigida. Visando oferecer mais conforto e melhor condição de trabalho ao operador, já que muitas vezes a temperatura do interior da cabine é alta, a Bosch apresentará a recicladora de ar-condicionado ACS 810.


Totalmente automatizada, a ACS 810 foi desenvolvida especialmente para reparação de grandes sistemas de ar-condicionado, como os aplicados em mineração. Com um software dedicado a esta finalidade, o equipamento analisa e pressão e temperatura do sistema para otimizar o tempo de retirada e de recarga com fluido refrigerante, dessa forma, elimina os típicos congelamentos característicos de sistemas desse porte. O equipamento tem ainda como benefícios mais econômica e sustentabilidade, por permitir a reutilização do gás refrigerante.


Já para a manutenção de veículos de grande porte, uma novidade da Bosch é o scanner de diagnóstico KTS Truck com cobertura ampla e especializada. Esse scanner proporciona agilidade no tempo de serviço e tem ainda como diferencial as informações técnicas, esquemas elétricos, indicações de serviço e reparação integrados ao software. Além disso, também conta atualização constante online – o que possibilita que o mecânico tenha sempre em mãos os dados mais recentes da frota, o histórico dos últimos 30 veículos testados, além de oferecer maior mobilidade, já que a comunicação via Bluetooth tem alcance de até 30 metros.


Ferramentas inovadoras para diversas aplicações


A Bosch é reconhecida mundialmente por desenvolver ferramentas elétricas, a bateria e de medição, bem como acessórios com alta qualidade e que oferecem mais segurança, ergonomia, potência, precisão e mobilidade - itens essenciais para melhorar o desempenho e a produtividade dos usuários.


Na Exposibram, a empresa irá expor os produtos mais indicados e utilizados no setor de mineração. Entre os destaques estão as ferramentas elétricas e também movidas a bateria de íons de lítio que possibilitam trabalhos em locais de difícil acesso ou sem alimentação da rede elétrica como os martelos perfuradores, esmerilhadeira, angular a bateria e lanterna sem fio. Além disso, também estarão em exposição acessórios para diversas tarefas e produtos da linha de medição, como trenas a laser, niveladores óticos, câmera de inspeção e detector térmico.



Serviço:

Exposibram 2019

Data: de 9 a 12 de setembro, das 13h às 21h

Local: Expominas Belo Horizonte – Avenida Amazonas, 6030 – Bairro da Gameleira - Belo Horizonte-MG

Endereço do estande Bosch: Rua Urânio - M12 e N13

Site: http://portaldamineracao.com.br/exposibram/



160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page