top of page
  • Foto do escritorBR40

Brasil é escolhido para hospedar hub de desenvolvimento de software global da Siemens no segmento predial

  • Foco está em tecnologia predial com desdobramentos personalizados do Building X e Siemens Xcelerator para clientes;

  • Companhia antecipa demanda de mercado que deve crescer significativamente nos próximos anos;

  • Curitiba se une a cidades como Chicago, Zug, Munique e Pequim como centro global de desenvolvimento de software.


siemens
Curitiba é a cidade brasileira escolhida para hospedar hub de desenvolvimento de software global da Siemens. Foto: Divulgação Siemens

Como líder em tecnologia com propósito, a Siemens está conduzindo uma transformação global e estratégica para fornecer ao mercado novas soluções de hardware e software. “Caminhamos para um mundo onde a digitalização irá tomar proporções gigantes e as atualizações deverão ser cada vez mais rápidas”, diz André Lino, responsável pela Área de Tecnologias Prediais da Siemens no Brasil.

A companhia escolheu o Brasil para hospedar um hub global que irá oferecer as melhores soluções personalizadas para clientes em busca de tecnologia predial de ponta. Curitiba é a cidade escolhida, com a equipe já trabalhando em sintonia com outros centros localizados nos Estados Unidos e Suíça, além de outros parceiros de negócios.

“A criação do hub em Curitiba simboliza o grande movimento que a Siemens está fazendo em busca de um mundo automatizado e descarbonizado. O investimento maciço deve ser feito em educação, ou seja, na formação de profissionais que irão criar softwares para atender às necessidades do mercado. Nossa mão de obra é extremamente qualificada”, diz Andrey Fischer, responsável pela área de P&D de Tecnologias Prediais da Siemens no Brasil.

Outra mudança importante com o hub é que o Brasil passa a ser um centro de inovação, colaborando em projetos globais. “Temos nossos próprios profissionais altamente capacitados para entregar soluções totalmente adequadas para clientes globais, incluindo requisitos locais”, complementa Lino.


siemens

Tecnologia predial

A Siemens contribui para a criação de edifícios e infraestrutura inteligentes, com eficiência energética, segurança e proteção. São oferecidas soluções de hardware e software para proteção contra incêndios e automação predial.

O Building X foi lançado em junho de 2022, uma plataforma predial inteligente, aberta, interoperável e baseada em nuvem, permitindo uma melhor experiência do usuário, desempenho e sustentabilidade. Baseada nos princípios do Siemens Xcelerator, plataforma de negócios digital aberta, lançada para acelerar a transformação digital e a criação de valor na indústria, transporte, redes elétricas e edifícios.

A solução combina os mundos real e digital dos edifícios, consolidando dados de diversas fontes e sistemas, com base no modelo do digital twin. Com uma representação virtual de um edifício, os usuários se beneficiam da racionalização de recursos e operação centrada nas pessoas, desde a fase do projeto, construção e operação dos edifícios.

O Building X aborda os desafios dos stakeholders, incluindo os usuários de edifícios, fábricas, hospitais, investidores, incorporadoras, imobiliárias, gerentes de instalações, entre outros. Ele facilita a criação conjunta com clientes e parceiros para enfrentar seus desafios com maior rapidez, graças à abertura e à tecnologia em nuvem. Assim, a transformação digital pode ser alcançada de forma mais fácil, rápida e em escala.


Siemens

Sobre a Smart Infrastructure:

A Siemens Smart Infrastructure (SI) está definindo o mercado de infraestrutura inteligente e adaptável de hoje e do futuro. A companhia está focada em atender aos desafios urgentes da urbanização e das mudanças climáticas, com a conexão de sistemas de energia, edifícios e indústrias. A SI cria ambientes que colaboram com o planeta e o bem-estar das pessoas, oferecendo aos clientes um portfólio completo de produtos, sistemas, soluções e serviços integrados, que envolvem desde a geração de energia até o consumo. Com um ecossistema cada vez mais digitalizado, contribui para o progresso de clientes, parceiros e de toda a sociedade. A sede global da Siemens Smart Infrastructure está localizada em Zug, na Suíça, e a empresa possui cerca de 70 mil funcionários em todo o mundo.

A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Combinando os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde.

No ano fiscal de 2023, encerrado em 30 de setembro de 2023, o Grupo Siemens gerou receita de € 77,8 bilhões e lucro líquido de € 8,5 bilhões. Em 30 de setembro de 2023, a empresa contava com aproximadamente 320.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.

No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.


Fonte: Assessoria de Imprensa - InPress Porter Novelli

Comments


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page