top of page

Cinco tendências para a Indústria 4.0 em 2023

O mercado de tecnologia tem sido um dos grandes pontos de investimento de empresas, principalmente após o período de pandemia, onde a necessidade de atualização tecnológica ficou mais evidente para as corporações.


De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Software, o investimento em tecnologia no País atingiu US$45,7 bilhões em 2021, sendo 17,4% maior do que em 2020, o que coloca o Brasil como o 10° país que mais investe em tecnologia atualmente.


O investimento em tecnologia é hoje uma obrigação de toda empresa que queira crescer e sobreviver no mercado. O caminho também passa por executar de maneira efetiva tendências que se apresentaram e continuam relevantes


Diante deste cenário, tecnologias estabelecidas, como a Inteligência Artificial, Big Data, Machine Learning devem permanecer no topo das tendências de uso nas manufaturas neste ano.


Abaixo, confira alguns pontos que serão importantes para o setor em 2023.


1. Maior busca pela indústria 4.0


A Indústria 4.0 é um conceito que engloba a integração à manufatura de novas tecnologias, tais como Internet das Coisas (IoT da sigla em inglês), computação em Nuvem, ‘Big Data’, Inteligência Artificial e aprendizado de máquina. A correta adoção destas tecnologias conforme os conceitos da Indústria 4.0 tem revolucionado a forma com que as empresas criam, produzem e distribuem seus produtos.


Além disso, mais empresas irão em 2023, buscar alternativas que substituam os processos manuais de chão de fábrica, por processos tecnológicos de ponta, que possuem aumento da eficácia geral dos equipamentos, manutenção dos patamares de produtividade e adoção de melhores práticas entre diferentes departamentos ou unidades.



2. Soluções completas de TI


Mais do que apenas instalar um software, ou reunir ferramentas que auxiliem as empresas em uma tarefa ou outra, as manufaturas devem focar em implementar soluções de TI que estejam convergentes com as automações (TA) existentes em suas plantas focando soluções completas e ágeis.


As empresas têm de ter como principal objetivo fornecer a melhor, mais adequada e completa solução de TI/TA, atendendo os mais diversos requisitos e necessidades de negócios possíveis.


3. Formação de profissionais


De acordo com uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), o Brasil deve chegar em 2025 com um déficit de quase 800 mil profissionais do setor.


Com este desafio posto, um dos grandes focos da tecnologia como um todo em 2023 é a diminuição da lacuna de atuantes na área, seja por meios tradicionais, como faculdades e cursos profissionalizantes, ou pessoas que buscam estudar por conta própria, se especializando a partir de cursos gratuitos e outras ferramentas.


4. Inteligência Artificial


A Inteligência Artificial trouxe diversos benefícios para as empresas. A tecnologia passou a possibilitar que diversas soluções fossem integradas a partir da automatização de processos, como classificação de itens, gestão de estoque e previsão de tendências, entre muitos outros exemplos, tornando a execução de tarefas mais simples e reduzindo custos operacionais.


Diante deste cenário, em 2023, a Inteligência Artificial deve continuar norteando muitos conceitos dentro das empresas e ser um agente importante na construção de um futuro guiado pelas facilidades que esta tecnologia proporciona.



5. Data Science


O Data Science passou a fazer parte de muitas empresas durante os últimos anos. A partir da extração de Dados e da análise por parte dos profissionais competentes, é possível ter informações qualitativas e quantitativas, que são valiosas para o andamento das empresas nos negócios.


Sendo um instrumento tão importante para diversos setores e segmentos atuais, esta tecnologia deve se manter muito relevante no próximo ano, dando às empresas a capacidade de prever situações e de se adaptar a novos cenários.


Por: Rodrigo Portes

Diretor de Vendas | Diretor Comercial | Gerente Nacional de Vendas | Gerente de Vendas Sênior | Mentor | Palestrante | Autor | Transformação Digital | Indústria 4.0

Fonte: Linkedin Rodrigo Portes - BR4.0



Comentarios


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page