Como a eficiência tecnológica auxilia os colaboradores e mitiga os riscos?
top of page
  • Foto do escritorBR40

Como a eficiência tecnológica auxilia os colaboradores e mitiga os riscos?

O uso de ferramentas tecnológicas no âmbito empresarial deixou de ser uma opção, tornando-se uma necessidade para se manter a rotina de trabalho mais segura, ágil e simples.


É consenso que a Transformação Digital impactou fortemente o universo corporativo, provocando mudanças em toda a cadeia de produção das empresas. Seja pela necessidade de acompanhar as tendências do momento e, assim, manter-se atualizado, ou pelas vantagens de se ter um espaço corporativo apoiado no digital, é fato que a maioria das companhias tem buscado soluções tecnológicas que proporcionem algum tipo de ganho estratégico e as posicione como referência em suas áreas de atuação.


Neste sentido, a tecnologia é o principal caminho para elevar o desempenho no ambiente de trabalho, seja qual for a área de atuação. Essas novas ferramentas, em sua grande maioria, são assessoras e auxiliam os profissionais no desempenho de atividades burocráticas e repetitivas, que independem de conhecimento técnico para serem executadas. Com isso, as equipes conseguem focar em outras demandas mais urgentes relacionadas ao core business do negócio. Isso provoca mudanças interessantes na rotina das equipes, uma vez que a parte operacional da execução de processos pode ser realizada ou automatizada por softwares e os colaboradores passam a atuar em funções mais estratégicas.


Ganho estratégico

Em meio à rotina de trabalho intensa, com demandas urgentes e de resolução complexa, é comum que os colaboradores realizem tarefas repetitivas e desgastantes, o que pode gerar possíveis erros e problemas futuros. Neste sentido, ferramentas e soluções tecnológicas que contam com uma expertise na automação e gestão de processos são grandes aliadas na simplificação de tarefas operacionais. O investimento em recursos como armazenamento em Nuvem e gestão de contratos, ambos ofertados pela Lumen IT, tem grande impacto nos resultados de desempenho e financeiro das companhias.


Dentre os benefícios dessas ferramentas, o aumento na segurança, eficiência e qualidade nas entregas estão entre os que mais agregam valor e demonstram o cuidado das empresas com seus clientes. Por meio de soluções como a tecnologia Cloud, é possível garantir um armazenamento efetivo e seguro, aumentando, ainda, a conectividade dos colaboradores com os dados, além de assegurar que nenhuma perda ou desencontro de qualquer informação que já está salva na rede ocorrerá.


Melhor gerenciamento de tempo e profissionais

Um dos principais entraves que toda empresa costuma enfrentar é uma gestão mal estruturada. Apesar de ser um problema comum, isso prejudica o desempenho da equipe. Companhias com processo de maturação digital ainda em estágios iniciais precisam realizar a gestão interna de forma manual e acabam perdendo tempo com atividades desgastantes, que podem ser efetuadas com maior facilidade e simplicidade com o suporte tecnológico.


Assim, as tecnologias se tornaram indispensáveis, pois, por meio dessas ferramentas, é possível realizar uma melhor distribuição das atividades, deixando as tarefas repetitivas, com baixo valor agregado, para as soluções e plataformas digitais, que concluem inúmeras ações de forma dinâmica e automática. Um melhor planejamento também gera melhor uso do tempo gasto em qualquer execução, alocando toda a sua equipe nas áreas corretas.


Vale reforçar, no entanto, que não basta implementar qualquer tecnologia, é necessário buscar por produtos auxiliadores, que tenham grande valor agregado e que acarretem transformações dentro e fora da empresa, auxiliando na rotina do dia a dia e inovando no modo de trabalho. Sendo assim, além de buscar implementações que gerem um ganho, as empresas devem encontrar fontes seguras de transformação por meio da tecnologia, que sejam capazes de elevar o desempenho da sua equipe e que se ajustem conforme a rotina de demandas do negócio.


Com isso, as empresas tornam-se mais assertivas em suas estratégias e eficientes em sua gestão.


Por Régis Lima, diretor executivo e de Operações na Lumen.

Fonte e imagem: InforChannel

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page