Como a transformação digital impacta as empresas?
top of page
  • Foto do escritorBR40

Como a transformação digital impacta as empresas?

Transformação digital aumenta eficiência das empresas


Pequenas e médias podem começar com a integração entre os mundos físico e virtual


A transformação digital é realidade para grandes empresas e, cada vez mais, para as de pequeno e médio porte. Os primeiros passos rumo à Indústria 4.0 começam por meio da integração dos mundos físico e virtual com a adesão de tecnologias como internet das coisas, big data e inteligência artificial. Sensores simples são capazes de emitir informações sobre o desempenho das máquinas e volume de produção. Por tablets ou celulares, é possível acompanhar os indicadores armazenados na nuvem em tempo real e tomar decisões assertivas. “A digitalização de processos agrega para indústrias grandes, médias ou pequenas. Com a indústria 4.0, a tecnologia e a digitalização devem estar presentes no centro da estratégia das empresas, independente do seu porte”, afirma Edson Campagnolo, presidente do Sistema Fiep.


Se os sensores, internet das coisas e big data são exemplos de como otimizar a produção de pequenas e médias empresas por meio da transformação digital, a criatividade e a atenção à formação dos colaboradores também independe do tamanho da companhia. “O acesso a informações ficou muito mais fácil e quem não se atualizar, ficará para trás. Além de melhorar a velocidade e a qualidade da produção, a indústria que tem como estratégia empresarial a inovação, consegue um posicionamento diferenciado perante a concorrência, clientes e fornecedores”, aponta Campagnolo.


De acordo com um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) que prevê tendências digitais até 2025, com a digitalização o trabalho se tornará 25% mais eficiente, haverá de 10 a 40 % de redução no custo de manutenção, a produção ficará mais flexível e customizada, haverá mais rapidez no lançamento de novos produtos e surgirão novos modelos de negócios.


Soluções inovadoras, com alta concentração de tecnologia, aplicáveis às áreas de saúde, educação e produtividade em empresas de todos os portes por meio de exposições, rodadas de negócios e workshops serão apresentadas na Jornada Digital, que acontece com o tema “Experiências transformadoras para a indústria” nos dias 16 e 17 de julho, no Campus da Indústria do Sistema Fiep.


Quem participar da Jornada Digital conhecerá histórias de empresas sobre como as novas tecnologias transformaram seus negócios. Entre os participantes estão representantes da Adobe, BeeTools, Cisco, Festo, Gartner, Huawei, IBM e SKA. O evento é aberto ao público e gratuito, com inscrições limitadas que podem ser feitas pelo site www.sistemafiep.com.br/jornadadigital


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page