top of page
  • Foto do escritorBR40

Como melhorar a produtividade nas indústrias

A indústria brasileira vinha apresentando aumento de produtividade progressivo desde 2016, mas, com a pandemia, esse número recuou. Uma pesquisa realizada pela CNI (Confederação Nacional das Indústrias), mostra uma queda na produtividade de 2,5% no primeiro trimestre de 2021 comparado a 2020.


Aumentar a produtividade vem sendo um grande desafio encontrado pelas indústrias. Para tanto, é preciso otimizar o fluxo de trabalho, mas também adotar práticas de gestão na cadeia de suprimentos, compras e finanças, além de motivar e envolver os colaboradores para um novo comportamento.


A produtividade na indústria está diretamente ligada ao melhor aproveitamento dos recursos disponíveis para fazer mais, em menos tempo e com a mesma qualidade. De acordo com Nilton Pereira, CEO da Nexperti Tecnologia, para gerar produtividade, as indústrias devem investir em diversos fatores, como mão-de-obra qualificada, especialização dos profissionais, investimento em equipamentos, novas tecnologias, matérias-primas e possuir um bom planejamento estratégico a fim de ter direcionamento de toda a gestão.


Algumas dicas podem ser úteis para aumentar a produtividade nas

indústrias:


1 - Cuidar do colaborador: afinal ele é uma das peças mais importantes da sua empresa e cuidando do seu bem-estar, ele ficará mais motivado e produtivo. É importante também que ele receba constantes treinamentos e capacitações que gerarão impacto na sua produtividade e inovações. Ter um bom clima organizacional também ajuda em muito a baixa rotatividade.


2 - Entenda melhor como seus processos funcionam desde o momento em que as matérias-primas chegam à empresa até quando o produto pronto é enviado ao cliente. Isso ajuda a identificar onde estão os gargalos e definir o pode ser feito para aprimorá-los e atualizá-los a fim de aumentar a produtividade.



3 - Eliminar os desperdícios, ou seja, checar se sua empresa não está produzindo em excesso gerando gastos desnecessários. Outro ponto importante a ser observado é quanto à logística de entrega e até mesmo de espaço no transporte para se ter o máximo de aproveitamento. Além disso, deve-se avaliar e procurar melhorar o tempo ocioso de maquinários e funcionários, processos de produção, percentual de defeitos, logística de trabalho do pessoal e verificar se seus funcionários podem ser aproveitados em outras funções mais adequadas à sua habilidade.


4 - Por fim, a indústria que deseja aumentar sua produtividade deverá investir em automação e tecnologias de gestão. Um bom software ERP irá ajudar muito, pois ele é capaz de elevar a eficiência dos processos industriais diminuindo custos e automatizando atividades e processos, liberando os colaboradores para atividades mais estratégicas, aumentando a produtividade, vendas e lucro!


Por: Nilton Pereira

Fonte: Assessoria de Imprensa Nexperti



Comments


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page