top of page
  • Foto do escritorBR40

Conectividade é crucial para manter a competitividade dos negócios

O mercado global de Internet das Coisas (IoT) vai ultrapassar o marco de US$ 1 trilhão no próximo ano, conforme relatório da Global Data. E não é por menos, essa tecnologia continua fornecendo Dados para insights, recursos para novos produtos e visibilidade poderosa dos ativos que fazem as empresas funcionarem. Na verdade, conectar dispositivos economiza custos significativos, sendo cada vez mais difícil se manter competitivo sem a IoT.


Conectividade

A conectividade é crucial para preparar os negócios para o futuro, sendo um dos principais facilitadores da Transformação Digital. Quando combinado com outras tecnologias emergentes como IA e computação em Nuvem pode levar a maior eficiência operacional, redução de custos, melhor tomada de decisão e experiência do cliente.


A eficiência operacional pode ser melhorada porque a tecnologia IoT faz uso de dispositivos conectados que rastreiam, monitoram, controlam e gerenciam vários ativos em uma empresa. Isso permite que muitos processos manuais sejam automatizados, promovendo maior agilidade das operações.


A tomada de decisão aprimorada é impulsionada pelos Dados gerados por sensores nos dispositivos IoT. A análise dessas informações pode levar ao desenvolvimento de estratégias de negócios otimizadas e processos aprimorados. Ela ajuda os gestores a tomar decisões operacionais mais bem informadas e também a identificar novas oportunidades.


Por meio da utilização de dados específicos do usuário é possível melhorar a experiencia do cliente. As informações geradas por meio de dispositivos inteligentes podem aumentar a compreensão das empresas sobre as expectativas e o comportamento dos consumidores, permitindo publicidade direcionada, ajustar políticas de preços e melhorar o atendimento.


Webinar 05

Novas tecnologias estão levando a IoT para o próximo nível. Por exemplo, o 5G pode ser considerado um divisor de águas. Os casos de uso que exigem baixa latência, como carros conectados e manutenção preditiva terão maior benefício.


Embora já existam aproximadamente 30 bilhões de dispositivos IoT conectados em todo o mundo, um relatório da IDC prevê que haverá aproximadamente 75 bilhões de equipamentos online até 2025. No entanto, a velocidade e a capacidade superiores do 5G serão essenciais para ajudar o setor a atingir e superar essa marca.


A IoT é definitivamente a tecnologia mais promissora para as empresas e se tornará ainda mais útil no futuro. Com outras soluções combinadas, como robótica, IA, VR e Blockchain, as organizações poderão implementar novos modelos de negócios, conquistar vantagens competitivas e maior qualidade de serviços e produtos.


O tipo de conectividade que uma empresa escolhe determinará se um projeto de IoT será bem-sucedido. Por que há tanto em jogo? Com seu potencial ilimitado, a Internet das Coisas continua atraindo participantes e investimentos do mercado. Há uma necessidade crescente de procurar diferenciadores que proporcionem uma vantagem extra para, mesmo que apenas um pouco, ficar à frente dos concorrentes.


Metalurgia 2023

Portanto, escolher cuidadosamente a solução de conectividade de IoT adequada é essencial para o sucesso de qualquer projeto, pois permite que você controle totalmente seus fluxos de Dados inteligentes. Buscar soluções que entreguem uso de APN privada, IP fixo e plataformas de gestão do tráfego, trazem esse diferencial. No final, conectar seus ativos por meio de recursos eficazes e interoperáveis pode ser o elemento diferenciador necessário para inclinar a balança do sucesso a seu favor.


Por José Pedro Ranalli, gerente de maketing da Kore Brasil.

Fonte e imagem: InforChannel


artigo siemens

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page