• Brasil 4.0

Conheça os benefícios da Indústria 4.0

Indústria 4.0 vem ganhando destaque no cenário nacional por oferecer o que há de mais moderno em termos de tecnologia. Fundamentada na Internet das Coisas (Internet of Things - IoT), Big Data Analytics, Inteligência Artificial e Computação em Nuvem, a "Quarta Revolução Industrial", como também é conhecida, possibilita a automação de processos e sistemas de comunicação, proporcionando aos centros industriais ganhos em produtividade, segurança, redução de custos e economia de energia.


Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Abaixo listamos alguns exemplos de empregabilidade e benefícios da Indústria 4.0 nos mais diversos segmentos:


Sistema online para monitoramento ativo da produção

A startup acelerada pelo programa InovAtiva Brasil 2018.1 é focada nos segmentos florestal, biofábrica e siderúrgico. Desenvolvedora de um sistema online para monitoramento ativo da produção que permite que as máquinas conversem, a Prodfy gera dados sobre todo o funcionamento do processo produtivo. Com ele é possível rastrear o andamento da produção e visualizar quais etapas e quais lotes estão prontos, possibilitando a coleta de dados com apenas um aplicativo móvel.


Gestão de máquinas e produtividade de processos

A GaussFleet é, atualmente, a maior plataforma de gestão de máquinas móveis para mineradoras e siderúrgicas, que de forma inovadora utiliza geoprocessamento, telemetria avançada e IoT na gestão de máquinas pesadas dentro de minas e usinas. A startup tem como missão tornar a indústria de base brasileira mais competitiva por meio da tecnologia e algoritmos próprios, de forma desburocratizada. Pela plataforma, as indústrias parceiras podem realizar automaticamente toda a medição de contratos dos veículos contratados de seus operadores logísticos e agir antecipadamente caso haja necessidade de intervenção no processo e fazer projeções nos negócios.


Machine Learning para voicebots

Fundada em 2018 pelos empreendedores Leandro Campos e Irina Campos, a Nvoip é uma startup de telecomunicações que oferece ao mercado uma plataforma de comunicação de voz, SMS e API para pequenas, médias e grandes empresas. Atualmente, a empresa tem clientes em todo território nacional e possui a maior cobertura de telefonia em nuvem do Brasil, chegando a mais de 2550 municípios, e em mais de 70 países ao redor do mundo. Por meio do machine learning, a Nvoip disponibiliza voicebots para o atendimento ao público.


Gestão de energia inteligente

Por meio da tecnologia e do uso de soluções de inteligência artificial, as empresas têm maior controle sobre os gastos de energia e com isso conseguem melhorar a eficiência de processos operacionais e reduzir o consumo nas áreas em que estão ocorrendo um custo maior. Em tempos de crise econômica, esse é um ponto muito importante dentro das empresas, independentemente do seu porte. A Ledax é um exemplo de empresa que oferece soluções em economia e energia por meio de iluminação LED, geração de energia fotovoltaica e gestão remota de energia e utilidades. Os clientes foco são grandes consumidores de energia, como indústrias, supermercados e clientes comerciais em geral. Suas soluções são customizadas para cada cliente a partir da análise do perfil de consumo e podem gerar economias de até 95% na conta de energia.


Atuação do profissional de TI e tecnologia em nuvem

Criatividade, capacidade de visualizar soluções e habilidades tecnológicas fazem parte do perfil de quem atua na nova indústria, por isso, os profissionais de TI têm um papel importante dentro dessas empresas e por meio da tecnologia em nuvem é possível fornecer recursos, armazenamento e processamento de dados em grande escala. A SGA TI em Nuvem, empresa especializada em soluções de tecnologia para os desafios reais dos negócios, é um exemplo empresa que oferece esse tipo de solução com tecnologias que envolvem datacenter, aplicações em nuvem, ciência de dados e inteligência artificial com o objetivo diminuir os custos operacionais, garantir mais eficiência, reduzir os riscos e tornar corporação mais competitivas, atuando sempre em conjunto com a área de TI.


Uso de robôs colaborativos nas indústrias

Novas tecnologias têm tornado as fábricas cada vez mais inteligentes e eficientes. Você já ouviu falar sobre dos cobots? São máquinas que trabalham ao lado com o homem na linha de produção. Atualmente, encontramos algumas empresas fornecedoras desse tipo de tecnologia, como a Universal Robots, que pertence a Teradyne, e tem como objetivo tornar a tecnologia robótica acessível por meio do desenvolvimento e distribuição de braços robóticos industriais flexíveis e colaborativos (cobots). Com sede localizada em Ondense, na Dinamarca, a empresa possui escritórios regionais nos EUA, Alemanha, França, Espanha, Itália, Reino Unido, República Tcheca, Polônia, Hungria, Romênia, Rússia, Turquia, China, Índia, Cingapura, Japão, Coreia do Sul, Taiwan, México e Brasil.



Programas de inovação aberta para as indústrias

A conexão entre startups e indústrias é essencial para a inovação. Dentro deste cenário, existem algumas aceleradoras que estão ajudando a fomentar essas parcerias. Um exemplo disso é o FIEMG Lab, maior hub de inovação aberta de startups industriais do país, é responsável em ajudar as indtechs com o propósito de acelerar o futuro do setor, impulsionando novas tecnologias, conectando negócios e apresentando soluções inovadoras. A organização é uma iniciativa pioneira do Instituto Evaldo Lodi, de Minas Gerais, entidade da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Assine nossa newsletter!
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone

© 2019 - Brasil 4.0 - www.br40.com.br

Fale conosco - contato@br40.com.br