Conheça virtualmente o ecossistema de inovação da Alemanha
top of page
  • Foto do escritorBR40

Conheça virtualmente o ecossistema de inovação da Alemanha

De 10 a 13 de novembro acontece a edição global e online do Startupi Innovation Week, semana de Inovação internacional que reúne os melhores talentos das comunidades mais avançadas em inovação, dentro e fora do Brasil. Um dos destaques desta edição será a Alemanha, considerada em 2020 como principal país no quesito inovação segundo o Bloomberg Innovation Index. Não é à toa que a expressão “Made in Germany” se tornou sinônimo de qualidade no mundo inteiro.


Além disso, o termo Indústria 4.0, criado e popularizado pela Alemanha, se tornou referência para a 4ª Revolução Industrial. Cada vez mais presente nos nossos cotidianos, o tema serviu inclusive de inspiração para o desfile de Carnaval da escola Sociedade Rosas de Ouro, de São Paulo, nesse ano.


GARANTA SEU INGRESSO!


“Como responsável pela área de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha, tive a oportunidade de viajar diversas vezes para a Alemanha e vivenciar este ecossistema de inovação. Com base no que vivenciei nos últimos anos, posso garantir que a excelente reputação por trás do Made in Germany conta com inúmeros fatores que a suportam”, destaca Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, correalizadora do evento.

Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Tecnologia da Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo.



Programas de Governo e de entidades ligadas ao ecossistema de startups


Para apoiar seus anseios como país, a Alemanha lança de tempos em tempos sua Estratégia de Alta Tecnologia. Segundo o próprio documento, a estratégia visa tornar o país líder mundial em inovação e tem como objetivo traduzir rapidamente boas ideias em produtos e serviços inovadores.


O investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Alemanha é prioritariamente privado (cerca de 60%), enquanto o Governo investe cerca de 25% do total. Um fato muito importante aqui, é que o investimento do Governo é quase que dedicado em sua totalidade para Pequenas e Médias Empresas (PMEs).


Além disso, o Governo possui diversas iniciativas para fomentar o empreendedorismo e a inovação no país como:

  • Programa “Business Start-ups in Science” (EXIST): desde 1998, o Governo Federal utiliza seu programa “EXIST” para promover medidas para instilar uma cultura de trabalho autônomo e aumentar o espírito de empreendedorismo em estabelecimentos de ensino superior e de pesquisa não universitária. O objetivo é aumentar a conscientização, motivar e qualificar estudantes, graduados e acadêmicos para abrir empresas e fornecer-lhes financiamento inicial para o negócio.

  • INVEST – Subvenção para capital de risco: O INVEST melhora as perspectivas de empresas inovadoras encontrarem um investidor privado. Dessa maneira, todos se beneficiam do apoio do governo. O INVEST é adaptado ao grupo-alvo e, portanto, pode levar em conta ainda melhor as características distintas do mercado de capital de risco privado na Alemanha.


Casos de sucesso/unicórnios


Em 2019, o investimento estrangeiro em startups alemãs aumentou 48%. O aumento foi em grande parte impulsionado por super rodadas de mais de U$ 100 milhões em startups como: GetYourGuide, N26, Auto1 Group, Frontier Car Group, Omio, wefox, infarm e Raisin.


No dia 12/11 no Startupi Innovation Week você terá a chance de conhecer detalhes sobre o ecossistema da Alemanha, conversar com executivos e líderes de startups, grandes empresas e fundos de investimentos que estão fazendo a diferença no país.


Confira abaixo a lista dos palestrantes:

  • Bruno Vath Zarpellon, Diretor de Inovação e Tecnologia – Câmara Brasil-Alemanha (AHK);

  • Philipp Kövener, Program Manager Trend and Innovation Scouting – German Trade and Investment;

  • Katharina Kees, Manager Investor Services – Invest Bavaria;

  • Hayden Smith, Transformation Lead – Siemens Energy Incubator;

  • Henning Trill, Innovation VP – Bayer AG,



Por: Fernanda Santos - Jornalista pela Anhembi Morumbi, especialista em mídias digitais, com atuação na Rádio Metropolitana e Portal R7

Fonte e imagens: Startupi



160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page