Conteúdo interativo e inovador marca a nova edição do Relatório Institucional e ESG da Siemens
top of page
  • Foto do escritorBR40

Conteúdo interativo e inovador marca a nova edição do Relatório Institucional e ESG da Siemens

Foram realizadas 37 entrevistas remotas e o material se transformou em texto, vídeos e podcasts;


O projeto gráfico acompanha as diretrizes globais da companhia, consolidando a comunicação em todo o mundo;


Missão do documento digital é informar as atividades do ano fiscal baseadas nos pilares ESG da companhia e está disponível aqui


O Relatório Institucional e ESG Siemens 2021 está disponível em formato digital. Foto: Divulgação Siemens

Empresa que tem a inovação como parte integrante de seus negócios, a Siemens apresenta seu Relatório Institucional e ESG Siemens 2021 em formato inédito e dinâmico, integrando diversos recursos multimídia para complementar os temas em destaque. Indo muito além do modo tradicional impresso, o documento digital traz novidades como uma nova estruturação seguindo os pilares ESG da companhia e a inserção de vídeos e podcasts que ilustram as ações realizadas ao longo do ano fiscal de 2021 (1º de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2021).


O Relatório Institucional e ESG da Siemens, no Brasil, é realizado pelas áreas de Comunicação e Sustentabilidade em parceria, sendo a segunda responsável pelos indicadores Global Reporting Initiatives (GRI). Para a edição de 2021, foram 37 entrevistas com 20 áreas distintas e o processo de apuração durou cinco semanas. Esse vasto material foi utilizado para redigir o texto do documento, assim como os áudios se transformaram em insumo para podcasts exclusivos – basta clicar para ouvir. O projeto gráfico acompanha as diretrizes globais da companhia, consolidando a comunicação em todo o mundo.



“A estrutura do Relatório foi criada para facilitar a comunicação e se insere dentro das novas demandas de mercado e do leitor, que cada vez mais busca conteúdos interativos e relevantes”, diz Ariane López, Head de Comunicação da Siemens sobre o material que está disponível em PDF e e-book, “para criar a sensação de estar lendo um livro”. Ao todo são 56 peças adicionais, entre podcasts, vídeos e links.


Ao longo dos anos, o relatório evoluiu em suas formas de apresentação. Originalmente, o documento era divulgado como material impresso, passando posteriormente a ser disponibilizado também em arquivo digital, até se tornar totalmente on-line. Nos últimos anos, ele tem se tornado cada vez mais interativo, funcionando também como hub para diversos conteúdos produzidos pela empresa em variados formatos audiovisuais e outros conteúdos disponíveis na internet.


O cenário atual, onde o mundo digital ganha força a cada dia, também está refletido no relatório, uma vez que não há cópias impressas - apenas e-book e PDF interativo. Como material adicional, foi elaborado um infográfico, também interativo, que tem como objetivo trazer um overview dos principais destaques.


“A produção do Relatório Institucional é uma tradição da Siemens, no Brasil, embora essa divulgação não seja mandatória por não se tratar de uma empresa de capital aberto no País. No entanto, nós consideramos que se trata de uma excelente ferramenta para que a empresa demonstre suas principais contribuições à sociedade, a cada ano fiscal que concluímos. No mundo inteiro, a Siemens é conhecida como uma empresa que visa contribuir efetivamente para a melhoria da vida das pessoas, e nosso relatório reflete isso”, diz Ana Ulir, especialista em Comunicação na Siemens e líder do projeto.


Estrutura DEGREE


O conteúdo apresentado nesta edição foi organizado a partir da estrutura de Sustentabilidade da empresa, apresentada pela Siemens AG em 2021. Denominada DEGREE, um acrônimo, em inglês, para as palavras Descarbonização, Ética, Governança, Recursos com uso eficiente, Equidade e Empregabilidade, ela expõe ambições claras e mensuráveis, que atendem aos Dez Princípios do Pacto Global e aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.


Inovar para se comunicar


Neste ano, pela primeira vez, a carta do CEO da Siemens Pablo Fava foi apresentada sob a forma de um vídeo, cujo roteiro foi produzido a partir de uma entrevista exclusiva com o executivo. A gravação da mensagem foi realizada no novo estúdio da Siemens, localizado dentro do site JundTech, na cidade de Jundiaí (SP).

A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.


No ano fiscal de 2021, encerrado em 30 de setembro de 2021, o Grupo Siemens gerou receita de € 62,3 bilhões e lucro líquido de € 6,7 bilhões. Em 30 de setembro de 2021, a empresa contava com aproximadamente 303.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis aqui.


No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.


Fonte e imagens: Assessoria de Imprensa - InPress Porter Novelli


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page