top of page
  • Foto do escritorBR40

Creluz e Siemens: eletrificação de frota gera impacto sustentável na região gaúcha

  • Creluz, cooperativa que gera, distribui e comercializa energia na região norte do Rio Grande do Sul, adquiriu oito carregadores da Siemens;

  • Eletropostos foram instalados em locais públicos para que a sociedade possa usufruir do serviço;

  • Crenças semelhantes em práticas de descarbonização facilitaram a criação da parceria e a realização de novos negócios.

 


A Creluz escolheu os carregadores da Siemens para eletrificar sua frota. Foto: Divulgação
A Creluz escolheu os carregadores da Siemens para eletrificar sua frota. Foto: Divulgação

Em um franco movimento de vanguarda, a Creluz, Cooperativa de Distribuição de Energia, localizada no interior do Rio Grande do Sul, escolheu os carregadores da Siemens para eletrificar sua frota. Desde o fim do ano passado, a empresa avançou em seu projeto de sustentabilidade: adquiriu sete veículos elétricos e seus respectivos carregadores, assim como construiu eletropostos instalados em municípios da região norte gaúcha, com benefícios para toda a comunidade.

 

Além de renovar a frota e utilizar um combustível limpo e ecológico que é gerado pela própria Creluz, o plano de mobilidade elétrica deixa um legado para a região com oito pontos de carregamento em rodovias e áreas urbanas, em locais estratégicos e de fácil acesso. A iniciativa cresce com a tendência do aumento da circulação de veículos movidos a eletricidade de todos os portes, incluindo os leves, como carros e motos, e os pesados, como caminhões e ônibus.

 

“Buscar baixo impacto ambiental em nossas atividades está na nossa essência. Atuamos de forma sustentável, tanto na geração quanto na distribuição de energia. Escolhemos a Siemens por também compactuar com o que acreditamos. Queremos fazer a diferença, dando o exemplo”, diz Elemar Battisti, presidente da Creluz. 


A decisão estratégica da Creluz mostra que é possível ter competitividade global com o uso intensivo de fontes de energia sustentável e a Siemens tem por missão auxiliar seus clientes na busca por práticas sustentáveis e metas de escopos 2 e 3 (classificação das emissões de gases de efeito estufa de uma organização, de acordo com o GHG Protocol). “Não há mais como negar que o conceito de cidade inteligente está diretamente ligado ao impacto que o transporte causa na vida das pessoas. A descarbonização é um tema urgente. E, neste momento, as discussões avançam para a relevância do transporte elétrico compartilhado, o tempo e local de carregamento e a infraestrutura necessária para isso acontecer”, aponta William Pereira, VP Brasil da Siemens Smart Infrastructure. 


siemens

O município de Ametista do Sul recebeu o eletroposto ultrarrápido, que já está em funcionamento, com a maior potência no estado. O carregador de corrente contínua Sicharge D da Siemens possui potência de 160 kW, com 2 conectores do tipo CCS 2, potência escalável e possibilita o carregamento de dois veículos de grande porte simultaneamente. Ele fica localizado nas proximidades do Shopping das Pedras, anexo à Usina Solar São Gabriel, que integra o Complexo Solar Três Arcanjos. A escolha do local foi estratégica e visa fortalecer o turismo regional.

 

Os municípios Jaboticaba, Rodeio Bonito, Pinhal, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões receberam carregadores VersiCharge de corrente alternada com potência de 22kW sendo um grande passo da Creluz rumo à migração da frota de veículos a combustão para elétrica e de energia limpa.

 

Em todos os locais públicos, o funcionamento será no formato de autoatendimento 24 horas, exceto em Palmeira das Missões, que adotará horário comercial, de segunda a sexta-feira. As estações possuem tecnologias de última geração e monitoramento à distância.


interplast 2024

VersiCharge e Sicharge D

 

O carregador VersiCharge de 7kW e 22kW está em operação desde 2022 nas unidades da Siemens em São Paulo e Jundiaí para carregamento de veículos elétricos da frota da companhia e chegou ao mercado de residências, empresas e estacionamentos em 2023.

 

A instalação do VersiCharge, com design elegante, é simples. O usuário dispõe de controle para monitoramento e relatórios, gestão integrada de cabos e indicadores LED fáceis de entender. Além disso, a solução pode ser instalada em colunas ou na parede, e a potência pode ser ajustada de acordo com necessidades regionais. Os usuários do produto poderão realizar o download do aplicativo móvel Sifinity Go, disponível para plataformas Android e iOS. Com esse software, é possível monitorar completamente até 10 carregadores.

 

Os carregadores Sicharge D têm uma alocação dinâmica de potência que considera a capacidade dos veículos elétricos e assegura um tempo de carga otimizado, atendendo à demanda das pessoas por agilidade. A solução também pode ser expandida com mais dois pontos de carregamento rápidos (DC) para carregar até cinco carros simultaneamente. Por fim, a tela sensível ao toque de 24” permite uma fácil integração de conteúdos de marketing personalizados.


siemens

 

Sobre a Smart Infrastructure:

A Siemens Smart Infrastructure (SI) está definindo o mercado de infraestrutura inteligente e adaptável de hoje e do futuro. A companhia está focada em atender aos desafios urgentes da urbanização e das mudanças climáticas, com a conexão de sistemas de energia, edifícios e indústrias. A SI cria ambientes que colaboram com o planeta e o bem-estar das pessoas, oferecendo aos clientes um portfólio completo de produtos, sistemas, soluções e serviços integrados, que envolvem desde a geração de energia até o consumo. Com um ecossistema cada vez mais digitalizado, contribui para o progresso de clientes, parceiros e de toda a sociedade. A sede global da Siemens Smart Infrastructure está localizada em Zug, na Suíça, e a empresa possui cerca de 70 mil funcionários em todo o mundo.

 

A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Combinando os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde.

No ano fiscal de 2023, encerrado em 30 de setembro de 2023, o Grupo Siemens gerou receita de € 77,8 bilhões e lucro líquido de € 8,5 bilhões. Em 30 de setembro de 2023, a empresa contava com aproximadamente 320.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.

 

No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional.

 

Sobre a Creluz

A cooperativa Creluz, fundada em 03 de abril de 1966 e sediada em Pinhal, Rio Grande do Sul, atua nos segmentos de distribuição, geração e comercialização de energia elétrica. No segmento de distribuição a Creluz atende mais de 25 mil consumidores em 36 municípios do norte gaúcho. Na geração possui portfólio diversificado totalmente limpo e renovável formado por 12 usinas, incluindo 7 Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGH’s) e 5 Centrais Geradoras Fotovoltaicas (UFV’s), energia comercializada pela Creluz Mercado Livre. A cooperativa destaca-se por sua história de pioneirismo, pela busca pela melhoria contínua e por aplicar tecnologias de ponta, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região e do setor energético.


Fonte e imagem: Assessoria de Imprensa InPress Porter Novelli

Comments


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page