• Brasil 4.0

Dassault Systèmes anuncia 1º protótipo de produção de alimentos em ambiente controlado o “BioPod"


A Dassault Systèmes anunciou que o Interstellar Lab, empresa de pesquisa que cria habitats de ambiente controlado em circuito fechado e biosferas que geram e reciclam alimentos, água e ar, utilizou a plataforma 3DEXPERIENCE em ambiente Cloud para projetar e desenvolver com eficiência seu primeiro protótipo, o BioPod. Este sistema de produção de alimentos de ambiente controlado avança em sua missão de construir estações prontas para o espaço contendo a infraestrutura e recursos para apoiar a vida humana de forma sustentável na Terra, na Lua e em Marte.


O Interstellar Lab utilizou a Industry Solution Experience “Reinvent the Sky” baseada na plataforma 3DEXPERIENCE para uma colaboração de forma contínua além de otimizar e validar rapidamente seus projetos. Em um ambiente digital que fornece acesso seguro e instantâneo aos dados mais recentes do projeto de qualquer lugar e a qualquer momento, os membros da equipe na França e nos Estados Unidos combinaram suas experiências e utilizaram um Digital Twin (Gêmeo Virtual) para simular e testar a performance da estrutura do BioPod em climas extremos, bem como o de seus sistemas biológicos como os níveis ideais de oxigênio, dióxido de carbono e níveis de luz para o crescimento das plantas.


“A alteração climática é uma emergência real para a Terra e temos apenas pouco tempo para trazer mudanças positivas. Estamos desenvolvendo uma nova estrutura para uma vida sustentável na Terra e um teste para futuras missões espaciais”, diz Barbara Belvisi, Fundadora e CEO do Interstellar Lab. “A plataforma nos permite ter os processos de trabalho mais eficientes e evitar o retrabalho de projetos do zero. À medida que avançamos para a próxima fase, a plataforma e os recursos de gerenciamento de projeto serão fundamentais para armazenar e recuperar conhecimento de design, além de gerenciar todo o ciclo de vida do produto de forma eficaz”.


O BioPod é uma cúpula inflável medindo 6 metros de largura, 10 metros de comprimento e 4,5 metros de altura que utiliza compostos para a base técnica sólida e membranas de plástico macio para a cápsula principal e externa. Ele foi projetado para revolucionar a produção de alimentos combinando tecnologia avançada de cultivo com monitoramento preditivo para cultivar uma variedade de safras e plantas que, de outra forma, não sobreviveriam em uma configuração tradicional de cultivo interno.


Conforme o BioPod evolui, o Interstellar Lab utilizará o gêmeo virtual para experimentar e monitorar as operações e manutenção da cúpula e coletar dados sobre a produção de alimentos e do meio ambiente. A plataforma também facilitará a comunicação com os fornecedores conforme a empresa projeta módulos futuros e aumenta a fabricação e terceirização, e permite que o Interstellar Lab crie renderizações fotorrealistas do modelo 3D do BioPod para comunicar sua visão.


“Os inovadores estão balançando a dinâmica tradicional da indústria na corrida para explorar o espaço com novos conceitos que definem o futuro dos sistemas aeroespaciais”, afirma David Ziegler, Vice-Presidente da Indústria Aeroespacial e de Defesa da Dassault Systèmes. “A plataforma permite que startups inovadoras integrem a tecnologia ao desenvolvimento de produtos e acelerem o ciclo de vida do produto, desde o conceito até a certificação, utilizando as mesmas ferramentas que as grandes empresas utilizam, sem aumentar seus custos indiretos. Elas podem utilizar soluções de gêmeos virtuais para otimizar suas ideias, obter a vantagem competitiva crítica de ser a primeira a lançar seu produto no mercado e introduzir formas mais sustentáveis de viver e explorar novos ambientes”, complementa.


Fonte e imagens: Startupi

39 visualizações0 comentário
Creating-a-Sustainable-Future-wp-banners160x600.jpg