top of page
  • Foto do escritorBR40

Desafios energéticos na era da IA, um negócio de US$1,3 bilhões

A Inteligência Artificial Generativa está posicionada para se tornar um negócio de 1,3 bilhões de dólares até 2032. Segundo a Bloomberg, este fenômeno impulsionará as vendas em vários segmentos de tecnologia – de hardware a videogames. Sem dúvida, esta expansão também trará um aumento das cargas de trabalho na Computação de Alta Performance (HPC), com um crescimento estimado de 11,18% nos próximos cinco anos, de acordo com a Mordor Intelligence.


IA Generativa

Porém, o que isto significa para o fornecimento de energia? Com mais cargas de trabalho, surgem mais flutuações energéticas que desafiam a infraestrutura dos Data Centers. E aqui é onde o fornecimento de energia confiável se torna importante. Esse sistema essencial garante o funcionamento ininterrupto e seguro dos sistemas de energia, usando um robusto conjunto de tecnologias conhecido como trens de força.


Fornecimento de energia confiável

O fornecimento de energia confiável se baseia em um conjunto completo de tecnologias que trabalham para garantir um fluxo constante de eletricidade aos Data Centers. Vejamos o papel de cada uma destas tecnologias:


Rede elétrica ou fonte de energia renovável 

É daqui que vem a alimentação de energia para a infraestrutura do Data Center.


Chave de transferência automática 

Transfere sem interrupção para as fontes de energia de backup no caso de uma falha na alimentação primária, garantindo uma operação contínua. Além do UPS, estas fontes de energia de backup incluem:


Interplast 2024

Células a combustível: Funcionam com hidrogênio e podem atuar como fontes de alimentação de energia primárias ou redundantes.


Baterias de longa duração: Oferecem maior capacidade de potência e resiliência do que as baterias de UPS tradicionais.


Painel elétrico crítico 

A primeira linha de defesa contra falhas externas, como flutuações de tensão da rede elétrica ou curtos-circuitos, direcionando a alimentação de energia para a rede do Data Center.


UPS 

Proporcionam backup de energia crítica durante faltas de energia da rede elétrica. Também servem como um amortecedor, filtrando quaisquer flutuações ou picos de tensão vindos da rede elétrica. Recorrem ao Sistema de Armazenamento de Energia em Baterias (BESS) quando a rede elétrica cai.


BESS: Amortiza a energia e suaviza as variações de fornecimento no curto prazo. Assim como o UPS, ele também pode armazenar energia como uma reserva para uma área determinada.


siemens

Chave de Transferência Estática 

Proporciona a transferência imediata das cargas elétricas entre fontes de energia, mantendo, portanto, uma alimentação contínua e confiável.


Unidades de Distribuição de Energia (PDU) e Painel Remoto 

Distribuem eficientemente a energia para várias nós de computação e sistemas de armazenamento.


Barramentos Blindados e Rack PDUs

Entregam energia para equipamentos de TI, atendendo com precisão a demanda dos recursos de computação instalados.


A IA e a HPC reformulam os Data Centers

As cargas de trabalho da IA estão reformulando a dinâmica da energia em TI, acrescentando novos desafios à capacidade da rede elétrica e complexidade às operações. Apesar das crescentes densidades dos racks, as tecnologias e a infraestrutura de energia do data center permanecem as mesmas.


Esta situação desafia a indústria de Data Centers a garantir que todos os ativos no trem de força entreguem alimentação de energia da rede elétrica sem problemas. Portanto, escolher o sistema UPS certo pode ajudar aos operadores de Data Center a gerenciar a carga de potência gerada pelas aplicações de HPC e a alta demanda de Dados da IA.


Por Peter A. Panfil, vice-presidente Global de Power da Vertiv.

Fonte e imagem: InforChannel


balluff

Comments


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page