top of page
  • Foto do escritorBR40

Edital da FINEP vai escolher soluções de IA para resolver desafios do serviço público

Startups podem inscrever projetos que vão ajudar órgãos públicos em tarefas como análise de dados, processos, cadastros e fiscalização


A FINEP, empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), divulgou nesta terça-feira (2) o edital Soluções IA – Govtec. A iniciativa vai destinar R$ 36 milhões em subvenção para startups desenvolverem soluções de Inteligência Artificial para entidades do poder público federal.


O edital está disponível no site da FINEP e recebe inscrições até 12 de setembro. As empresas podem apresentar projetos para solucionar 12 desafios tecnológicos de 3 órgãos públicos: Ministério da Agricultura, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As soluções englobam o uso da inteligência artificial para análise de dados, processos, cadastros, fiscalização e ferramentas de atendimento ao cidadão.



Para explicar detalhes do edital, o ministério promoveu uma transmissão ao vivo, com participação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações. Foram explicados os critérios de avaliação das soluções, etapas de análise e questões de propriedade intelectual dos projetos escolhidos.


O evento teve participação também do secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, do presidente da FINEP/MCTI e representantes de entidades parcerias do edital, como o Ministério da Agricultura, Ministério da Economia e Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).


Segundo o ministro, a chamada incentiva a inovação aberta e cumpre os objetivos de transformação digital para o país. O ministro também agradeceu as entidades que participam do edital.



O presidente da FINEP/MCTI destacou o papel da empresa à frente das mais diferentes áreas de atuação e lembrou que a chamada terá em breve uma segunda rodada, com valor de até R$ 44 milhões e novos desafios de órgãos públicos.



Fonte: MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page