Eleita melhor do Brasil, Darwin Startups participará da aceleração na Inova
top of page
  • Foto do escritorBR40

Eleita melhor do Brasil, Darwin Startups participará da aceleração na Inova

O processo de pré-aceleração da Fundação Inova Prudente busca dar as melhores oportunidades e chances para os idealizadores de projetos inovadores em suas fase iniciais de desenvolvimento e concepção. E para ampliar o networking e melhorar a qualidade do conteúdo e das mentorias que serão oferecidos aos participantes deste edital, a Fundação firmou uma parceria com uma das maiores aceleradoras de Startups do Brasil, a Darwin Startups, eleita em 2018 e 2019 como a melhor aceleradora do país pela ABStartups (Associação Brasileira de Startups) e a primeira a se tornar filiada a Techstar, uma das principais aceleradoras do mundo.


Luis Horácio Ramos Isique, autor da metodologia Startup Realize (que consiste em um mapeamento e atribuição de maturidade para projetos de base tecnológica para resolver problemas e alavancar as ideias dos empreendedores), e que será utilizada no projeto de aceleração na Fundação Inova, explica que a parceria foi realizada graças a relação já existente entre João Marinelli, da Darwin, com nosso ecossistema, e sua confiança nas ações da Inova.


João Marinelli é uma figura conhecida para boa parte das startups prudentinas. Foi mentor da primeira edição do Startup Weekend de Presidente Prudente realizada na Fundação Inova Prudente em abril de 2017, e facilitador da segunda edição, realizada na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), e estará facilitando o workshop da primeira etapa da Pré-aceleração de projetos inovadores, que começa no dia 23 de março. Atualmente João é Head de Comunidades da Darwin Startups.


“A Darwin irá abrir o edital de pré-aceleração, com técnicas para que os empreendedores possam validar os problemas que eles estão supondo resolver no mercado”, explica Luis, “depois desta validação as startups ficam mais maduras, o que nos permite seguir com as outras etapas do programa, como Sebrae, consultorias e mentorias que irão aplicar outras partes da metodologia presentes no edital”.


”Para a gente é super importante olhar para startups early stage, que estão em fase de ideação, mvp e go to Market”, destaca João. “Sabemos que quanto mais capacitamos esses empreendedores e empreendedoras, maiores são as chances de terem sucesso na jornada empreendedora, mesmo que não seja em sua primeira startup. Acho que é exatamente isso que a Inova está proporcionando”.


A participação da Darwin permitirá que os projetos sejam validados antes de entrar no estágio de prototipagem, dando uma maior sobrevida no mercado, podendo criar um MVP (Produto Mínimo Viável) mais rapidamente.


Segundo o Head, atualmente o ecossistema prudentino de Startups está evoluindo muito bem. “Conheci alguns atores de Prudente em 2016, em Bauru, e lá eles demonstraram um interesse genuíno em movimentar o ecossistema da cidade. De lá pra cá, muitas novas iniciativas surgiram, ainda mais com o apoio e conexão entre o mercado, o governo e as universidades. A Inova é uma prova dessa evolução”.


STARTUP REALIZE


Além de estarem em contato com uma das maiores aceleradoras de startups do Brasil, os projetos selecionados no edital estarão expostos à metodologia Startup Realize, que irá acompanhar desde a ideia, até o MVP.

Luis explica o processo como um mapeamento para “entendemos o nível de maturidade do projeto, e assim validaremos a ideia e o problema, se necessário nós pivotamos (mudamos), e assim o empreendedor melhora, ou até troca a ideia, e a partir disso, junto com ele nós desenvolvemos o projeto, com várias etapas até o protótipo, então nós validamos esse protótipo, melhoramos, testamos, até chegar realmente à fase de testar com os clientes, e chegar a um nível de maturidade que ele realmente possa monetizar e ter algum faturamento com a solução dele”.


Serviço:

Se você que tem um projeto ou uma ideia inovadora, ainda pode se inscrever e ter contato com essa oportunidade única, pois o edital foi prorrogado até o dia oito de março, pelo site www.inovaprudente.com.br/fomento

Vale lembrar que este edital é destinado àqueles que tenham um projeto ou até memso uma ideia inovadora já concebida, mas que ainda não tenham tido nenhu tipo de auxílio formal em processos de aceleração ou incubação, e que o participante deve residir em nossa cidade há, pelo menos, um ano. Também não podem participar projetos que já estejam sendo monetizados ou em fase de finalização, ou cujo protótipo já tenha sido validado. Nossa intenção é justamente privilegiar projetos em suas fases iniciais, para que possam se desenvovler e se transformar em um modelo de negócio sustentável, gerando oportunidade de desenvolvimento e renda para seu titular.


Fonte e créditos de imagem: Inova Prudente

Por: Pedro Silva

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page