• Brasil 4.0

Embrapa e Senai lançam edital de inovação para a agroindústria

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lançaram a Aliança Agroindustrial – plataforma que vai abrigar projetos de pesquisa e inovação voltados para o agronegócio em sinergia com a indústria. O objetivo da ação é promover a inovação a partir da união das capacidades e recursos das instituições em parceria com entes do setor industrial.


Mídia Wix

A agregação de valor a commodities alimentares brasileiras pré-exportação, o aumento de produtividade e eficiência da agroindústria são alguns dos resultados esperados a partir da aproximação entre as instituições.


A Aliança Agroindustrial é uma das oito categorias existentes na Plataforma Inovação para a Indústria. O processo de submissão à nova categoria, com início previsto para o dia 20 de abril, é uma experiência-piloto com função mobilizadora das redes envolvidas. Senai e Embrapa vão disponibilizar, ao todo, R$ 3,2 milhões para distribuição entre os projetos, conforme regras preestabelecidas em acordo.


Os projetos devem ser construídos conjuntamente por Embrapa, Institutos Senai de Inovação (ISI) e indústria. Quem apresenta a proposta ao edital é a indústria, que tem contrapartida igual ou superior ao recurso aplicado conjuntamente por Embrapa e Senai, sendo exigido que pelo menos 50% sejam recursos financeiros. O limite de valor por projeto é de R$ 800 mil e a duração máxima será de 24 meses.


Entre as áreas de convergência identificadas pelas equipes das instituições a serem alavancadas por meio da parceria estão sistemas de água e irrigação, gerenciamento de resíduos, agricultura sustentável e melhoramento de solo. Materiais e revestimentos inteligentes, robótica, agricultura orgânica, logística e transporte também têm espaço na lista das áreas a serem tratadas pela pesquisa, desenvolvimento e inovação em interação com a indústria a partir da nova Plataforma.


A Plataforma está aberta à participação de empresas do setor industrial de todos os tamanhos, inclusive startups de base tecnológica. Para participar, é necessário enviar a ideia pela Plataforma de Inscrição, seguindo normas e cronogramas específicos de cada categoria.


Na Aliança Agroindustrial, o processo de submissão, aprovação e contratação é composto pelas etapas de Declaração de Interesse, quando a empresa proponente articula com pelo menos um ISI para iniciar a composição de aliança e projeto; pela fase de submissão e avaliação da Proposta de Aliança e Projeto, momento em que as partes elaboram a proposta conjunta de Aliança Agroindustrial, seguindo os requisitos indicados, para chegar à etapa de contratação, atendendo ao que determina o regulamento geral da Plataforma Inovação para a Indústria.


Fonte: FAPESP

19 visualizações0 comentário