• Brasil 4.0

Estratégias de crowdfunding podem ser alívio para PMEs durante crise

Fundadora da Kickante cita cases de pequenos negócios que estão se reinventando durante pandemia

Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Estamos passando por um dos momentos mais complicados da nossa história por conta da pandemia do COVID-19. Além do isolamento social, empresários e trabalhadores autônomos estão impossibilitados de trabalhar, gerar renda, sustentar a família e pagar os funcionários. Por isso, muitas empresas precisaram reduzir a jornada de trabalho e salários para impedir a demissão, outras, não tiveram como manter os funcionários ativos com as portas fechadas. E ainda, tem os microempresários que sem clientes, também ficam sem dinheiro até mesmo para os gastos básicos.


Infelizmente, ainda não temos previsão de quando a rotina se normalizará e os negócios voltarão a funcionar. Por isso, se reinventar nesse momento é fundamental para se manter vivo financeiramente em meio ao colapso. Encontrar outras formas de oferecer os serviços vem sido o grande desafio de muitos empreendedores que estão se desconstruindo para reconstruir.


Muitos comerciantes e trabalhadores informais estão vendendo vouchers para receberem o dinheiro no momento e prestarem o serviço pós pandemia. Assim, é possível ajudar quem precisa imediatamente e ganhar descontos exclusivos. Bares, restaurantes, tatuadores, lojas de reparos de roupas, maquiadores, cabeleireiros e clínicas estéticas estão obtendo sucesso oferecendo promoções desse tipo, pois, atraem o público pelo valor e pelo apelo de ajudar o pequeno empreendedor a não falir nesse doloroso caminho.


Passar credibilidade e transparência para obter sucesso nesse tipo de serviço é essencial, pois o número de golpes durante esse período de quarentena aumentou consideravelmente. Assim, quem comprar terá certeza que é um anúncio seguro para investir o dinheiro sem ter perigo de roubo de dados ou fraudes na hora do pagamento.


E esse é um dos motivos que vem levando empreendedores a buscar o financiamento online, como é o caso da plataforma Kickante. O crowdfunding é uma alternativa segura e eficaz para atingir os objetivos. Por meio de doações, o cliente pode escolher a recompensa, que pode ser oferecida em serviços de acordo com o valor doado.


Dessa maneira o giro da economia acontece e os negócios não ficam totalmente parados, podendo evitar ou diminuir os impactos dessa quarentena. A Kickante já recebeu diversas campanhas na plataforma que possuem esse intuito. Comerciantes e empreendedores de todos os lugares do país e dos mais variados setores estão criando vaquinhas para garantir uma fonte de renda, seja para bancar as necessidades do dia a dia ou os gastos com aluguel e pagamento de funcionários.


As vantagens são inúmeras para ambos os lados, pois o contribuidor pode aproveitar para comprar serviços por valores menores e com a mesma qualidade e o criador da campanha consegue movimentar o negócio durante a crise.


Por exemplo, o Studio Pink Side e a tatuadora Ale Rosa criaram uma vaquinha em que as pessoas podem doar R$30 e ter o mesmo valor de desconto em uma tatuagem no studio, sendo que metade dessa verba arrecadada será doada para ajudar vítimas do COVID-19 e a outra metade garantirá o giro de renda do local. Além disso, quem participar das doações concorrerá a um sorteio de três tatuagens no valor de R$ 1000.


Quem entrou também na onda do crowdfunding foi a Bordô, de Aracaju, que recebe as doações e oferece o valor revertido em consertos, peças prontas ou confecções de roupas, a entrega das recompensas está prevista para Agosto.


A Pipoca&Co Gourmet está entregando as guloseimas, e quem doar no link da plataforma um valor de R$ 15 e pode ter como recompensa três pipocas artesanais, sendo que duas seriam correspondentes ao valor doado e uma seria o brinde.


Bares e restaurantes também estão contando com a ajuda de seus frequentadores por meio do financiamento online. O Jungle Bar, de Brasília e o Taberna Rock Bar, de Sergipe, são estabelecimentos que estão usando a ferramenta para garantir o pagamento das despesas básicas do local e salários de funcionários. Os vouchers são vendidos e o valor é revertido em benefícios e consumação nos estabelecimentos pós pandemia.


Os benefícios de criar uma campanha de crowdfunding são inúmeros. Além de segurança, a Kickante dá o ponta pé inicial fazendo a primeira doação e proporciona um suporte para que a campanha tenha sucesso e alcance o seu objetivo. O valor captado fica em uma conta controlada e não entra na conta bancária da plataforma, mas é repassado diretamente para a conta do projeto.


O captador pode checar todos os detalhes das transações financeiras da sua campanha, incluindo contribuições feitas e já aprovadas, assim como as contribuições feitas, mas esperando autorização das instituições financeiras e também transações não autorizadas. Lá ele pode baixar uma lista com o nome e sobrenome de todos seus contribuidores, a recompensa escolhida por eles, o e-mail, e endereço caso o contribuidor tenha escolhido receber uma recompensa que necessite ser entregue por correios.


Em tempos de crise a solidariedade aumenta e esse ano desde o início da pandemia foram criadas mais de 4 mil campanhas no site voltadas para o coronavírus. Entre apelos de ONG’s e iniciativas de músicos também encontramos o pedido de socorro dos empresários e trabalhadores informais que estão tentando salvar e decolar o seu negócio mesmo com o colapso socioeconômico que estamos passando.


A mensagem que queremos passar é que sim, há muitos projetos captando para o COVID, mas as captações não param aí. Com a ajuda de milhares de pessoas, os sonhos e projetos podem decolar mesmo neste momento difícil.


Se reinventar tem sido um desafio, mas é isso que vai determinar a continuidade dos projetos e pequenas empresas, afinal, depois que a pandemia se for, o país pode ter uma grande crise econômica pela frente, e até tudo se estabilizar, novas medidas terão que ser colocadas em prática por muitos meses. O crowdfunding é alternativa segura para garantir que antigos negócios continuem vivos e novos negócios consigam dar o primeiro passo.



Por Candice Pascoal é fundadora da Kickante

Fonte: IT Forum 365


34 visualizações
banner-siemens-plm-160x600-pt.jpg
Assine nossa newsletter!
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Ícone

© 2019 - Brasil 4.0 - www.br40.com.br

Fale conosco - contato@br40.com.br