Fabricantes de máquinas e equipamentos em todo o mundo têm oportunidades imediatas e em grande escala para transformar sua produtividade, com ganhos de 30% a 50%, aproveitando inovações de Inteligência Artificial, metodologia Lean, digitalização e sustentabilidade, que formam a espinha dorsal da “fábrica do futuro” e da Indústria 4.0, de acordo com a segunda edição do estudo Global Machinery and Equipment Report 2024, lançado na primeira semana do mês de abril pela empresa de consultoria Bain & Company Inc. .
Com os negócios de máquinas sob pressão intensificada em muitas frentes, como desafios na cadeia de suprimentos, aumento das expectativas dos clientes e intensificação da concorrência em mercados em rápida mudança, as principais empresas do setor estão procurando aproveitar as inovações de ponta para aumentar o desempenho. Os executivos de máquinas estão se voltando para novas ferramentas digitais e tecnologias da Indústria 4.0, como IA, robótica e manufatura aditiva, bem como abordagens tradicionais de excelência operacional, para fortalecer e preparar operações para o futuro enquanto se esforçam para dominar a atual onda de desafios.
A Bain conclui que, no futuro, as empresas de máquinas projetarão produtos para maior longevidade, venderão mais produtos como serviço e explorarão mercados circulares. Todas as três abordagens podem sustentar um modelo de negócios circular
“Os fabricantes de máquinas e equipamentos muitas vezes ainda dependem muito das abordagens tradicionais de manufatura enxuta. Eles podem estar explorando como incorporar ferramentas digitais ou a Indústria 4.0 e medidas de sustentabilidade. Mas eles ainda fazem isso em silos organizacionais separados”, disse Michael Staebe, chefe do Setor Global de Máquinas, Papel e Metais da Bain & Company, com sede em Munique (Alemanha).
Para se tornarem fábricas de sucesso do futuro e aumentarem sua produtividade, as empresas de máquinas devem superar três desafios críticos, segundo Staebe:
Integrar novas tecnologias da Indústria 4.0 com padrões de excelência operacional já existentes.
Combinar a tecnologia operacional com a tecnologia da informação, tanto no aspecto operacional quanto nos sistemas.
Incorporar a sustentabilidade e a circularidade aos objetivos de negócios mais amplos, aplicando-os em todo o sistema de produção.
IA no topo da lista de prioridades dos fabricantes
Muitos executivos de máquinas veem cada vez mais a adoção da IA como uma tarefa urgente. De acordo com a pesquisa da Bain, 75% dos executivos da indústria de manufatura avançada mais ampla disseram que a adoção de tecnologias emergentes, como IA, é sua principal prioridade em engenharia e pesquisa e desenvolvimento.
Os primeiros a serem bem-sucedidos estão usando IA para resolver problemas-chave em compras, montagem, manutenção, controle de qualidade e logística de depósito. Os líderes do setor estão achando a tecnologia de IA particularmente útil na construção da resiliência e sustentabilidade de sua cadeia de suprimentos diante das interrupções macroeconômicas e geopolíticas em curso.
Embora os casos de uso da IA em todos os setores estejam se desenvolvendo em um ritmo rápido, a análise da Bain destaca o potencial de longo alcance da IA generativa para transformar o setor de manufatura, sua produtividade e operações. A IA generativa pode revelar insights ocultos de dados não estruturados que podem produzir melhorias dramáticas na produtividade, no atendimento ao cliente e no desempenho financeiro.
A Bain identificou três áreas específicas nas quais as empresas hoje estão implementando IA com sucesso. Isso inclui minimizar os defeitos de montagem e melhorar o controle de qualidade, aumentar a produtividade e simplificar o gerenciamento do armazém.
Soluções digitais
O setor industrial está consumindo mais chips e tecnologia de Internet das Coisas (IoT) do que qualquer outro setor, um indicador de que as empresas de máquinas estão adotando rapidamente soluções digitais. O retorno pode ser enorme com a análise da Bain revelando que as empresas de máquinas que já são líderes em soluções digitais dobram seus retornos aos acionistas em comparação com a média do setor.
As empresas de máquinas que estão entre as primeiras a atender à crescente demanda dos clientes por soluções digitais gerarão mais lucro, maior fidelidade do cliente e múltiplos de avaliação semelhantes aos de software.
Em vez de produzir produtos padrão para um mercado global, o relatório de hoje conclui que muitos estão desenvolvendo soluções de clientes sob medida para setores específicos. Esse pivô significa focar em um número menor de clientes em segmentos verticais específicos da indústria, ao mesmo tempo em que aumenta o escopo de ofertas para esses clientes e cadeias de suprimentos menos fragmentadas.
Os mercados futuros serão definidos por segmentos de clientes, não por produtos. Nesta nova era, as empresas de máquinas que escalaram soluções digitais para um conjunto específico de clientes terão uma vantagem competitiva difícil de desafiar.
Circularidade aliada à IoT
Um estudo recente da Bain revelou que 47% das grandes empresas de máquinas assumiram compromissos de circularidade. No entanto, a maioria das iniciativas permanece de escopo restrito – focado na reciclagem e na redução de insumos e resíduos. Muitas equipes de liderança veem a circularidade ligada à regulamentação, mas algumas começaram a considerá-la como uma oportunidade de criação de valor – que pode fornecer novos fluxos de receita, resiliência da cadeia de suprimentos, maior intimidade com o cliente e acesso a novos grupos de clientes nos próximos 20 anos.
Líderes emergentes com operações circulares e recursos de IoT geram fortes ganhos em eficiência e sustentabilidade, observa Bain. Os dados de IoT coletados pelas empresas que usam essa tecnologia criam vastas oportunidades para preservar os ativos em seu valor máximo pelo maior tempo possível, melhorando a eficiência energética e reduzindo a necessidade de extração de recursos.
“Dados sem uma estratégia circular e cadeia de suprimentos para estender a vida útil das máquinas e adaptá-las são muito menos eficazes. Os modelos de negócios circulares, por sua vez, dependem de máquinas e dados conectados para reduzir o uso de matérias-primas”, disse Staebe. “As empresas que antecipam a mudança de lucros estarão bem posicionadas para identificar novas oportunidades à frente da concorrência e reimaginar produtos e serviços para um futuro circular”, completou.
A Bain conclui que, no futuro, as empresas de máquinas projetarão produtos para maior longevidade, venderão mais produtos como serviço e explorarão mercados circulares. Todas as três abordagens podem sustentar um modelo de negócios circular.
Conclusão
A indústria de máquinas está avançando rapidamente em direção a um futuro digital. Os clientes desejam equipamentos conectados e inteligentes; eles também buscam soluções específicas para cada indústria.
Até 2030, o mercado de software e soluções integradas para máquinas será de $400 bilhões e constituirá uma parcela muito maior do lucro do setor. Três quartos dos executivos de manufatura avançada afirmam que a adoção de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, é uma prioridade máxima de P&D.
Nenhum fabricante de máquinas tem recursos para construir soluções digitais para cada indústria. Os pioneiros estão mirando nos setores nos quais lideram. A transição digital também está forçando as empresas de máquinas a repensarem suas estratégias de produção. Ao mesmo tempo, elas precisam tornar as cadeias de suprimentos mais resilientes e mais sustentáveis; modelos de materiais circulares podem ajudar.
Os "prováveis vencedores" em 2030 já começaram a remodelar seus modelos de negócios para uma era de inovação rápida e mudanças à frente.
Por: Rodrigo Portes
Diretor de Vendas | Diretor Comercial | Gerente Nacional de Vendas | Gerente de Vendas Sênior | Mentor | Palestrante | Autor | Transformação Digital | Indústria 4.0
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