Evento apresenta modelo de negócios para geração de biogás na indústria de mandioca
top of page
  • Foto do escritorBR40

Evento apresenta modelo de negócios para geração de biogás na indústria de mandioca

Estudo é resultado de convênio entre o sindicato do setor e o projeto GEF Biogás Brasil, com apoio da Fiep e do Sebrae


Planta de geração de biogás

Resultado de um convênio de cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos de tratamento de resíduos orgânicos, será apresentado nesta quinta-feira (4), em evento virtual, a proposta de modelo de negócios para a geração e uso de biogás em indústrias de processamento de mandioca do Paraná. A cerimônia começa às 10 horas, com transmissão por este link.


A iniciativa faz parte de um convênio assinado entre a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Sindicato das Indústrias da Mandioca do Paraná (Simp) e o projeto GEF Biogás Brasil. Este último é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e implementado pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO).


O projeto desenvolve ações locais e nacionais de estímulo à integração do biogás à cadeia produtiva brasileira. Para isso, recebe recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility, ou GEF), mecanismo internacional de cofinanciamento que apoia inciativas em países em desenvolvimento.


O objetivo da cooperação com o Simp foi identificar modelagens de negócio que otimizem o aproveitamento energético do biogás gerado a partir de resíduos da produção de indústrias do setor – muitas delas já atuantes nessa área. O estudo que será apresentado no evento mostra que há um grande potencial para as empresas, aliando o sistema de tratamento de efluentes com a geração de energia renovável, redução de emissões de gases do efeito estufa e produção de digestato para fertirrigação. Tudo isso agregando sustentabilidade e aprimorando o desempenho ambiental e econômico do segmento.


Fonte e imagens: Agência Sistema FIEP



160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page