Muitos de nós nos perguntamos se em 2024 seguirão as mesmas tendências que vimos nos últimos meses, as que moldaram os mercados e guiaram algumas de nossas decisões estratégicas.
Apesar de nunca sabemos com certeza o que pode acontecer, o que podemos fazer é analisar o que já vinha ocorrendo para prognosticar de maneira geral o campo de jogo no qual nos moveremos no setor de tecnologia. O que vou compartilhar hoje é o que temos analisado na Ricoh a partir do que temos visto em nosso negócio e do que é resultado de consultas e pesquisa com nossos consultores, parceiros e especialistas.
Continua a Evolução da Gestão de Dispositivos, o que conhecemos no setor como Device as a Service
A adoção massiva do modelo DaaS mudará a forma como as organizações gestionam seus ativos tecnológicos. Em lugar de investir na compra de dispositivos, as empresas seguirão optando por assinaturas que ofereçam acesso a hardware atualizado e serviços associados. Este enfoque não apenas reduz os custos iniciais e garante o suporte de serviço contínuo, mas também simplifica a gestão e atualização permanente de dispositivos, oferecendo uma maior flexibilidade às empresas.
A Era da Conectividade Total por meio de soluções de comunicação: o que entendemos como “Communication Services”?
A conectividade será o termômetro do ecossistema digital em 2024. A evolução de communication services abarcará desde a melhora da velocidade de transmissão até a integração perfeita de diversas plataformas. As tecnologias emergentes, como 6G, oferecerão velocidades de conexão ultrarrápidas e menor latência, facilitando a adoção massiva de aplicações intensivas em dados como a realidade aumentada e a Inteligência Artificial. As comunicações unificadas e a colaboração em tempo real se converterão no padrão, permitindo que equipes distribuídas trabalhem de maneira eficiente e estejam sempre conectadas. A Inteligência Artificial aplicada aos serviços de comunicação personalizará as interações, melhorando a experiencia do usuário e proporcionando respostas mais rápidas e contextualmente relevantes.
Inteligência Artificial em Edge Computing
Processamento mais rápido, decisões mais inteligentes. A integração da Inteligência Artificial com o Edge Computing permitirá um processamento mais rápido de Dados e da tomada de decisões em tempo real. Isto impulsionará avanços significativos na automatização industrial, veículos autônomos e aplicações de Internet das Coisas (IoT). A capacidade de processar dados próximos de sua origem aumentará a eficiência e reduzirá a dependência da Nuvem para tarefas críticas.
Impressão Gestionada como Serviço (MPS)
A adoção de soluções de impressão gestionada como serviço seguirá crescendo. MPS não apenas implica a gestão eficiente dos dispositivos de impressão, mas também abarca a otimização dos fluxos de trabalho, a segurança dos documentos e o monitoramento proativo para minimizar o tempo de inatividade das máquinas.
Impressão Sustentável
As empresas estão tornando-se mais conscientes de seu impacto ambiental, e isto se reflete nas soluções de impressão sustentáveis como as tecnologias que permitem a impressão em dupla face, o uso de papel reciclado e a redução do consumo de energia, entre outras. Uma das perguntas chave neste campo é, por exemplo, como se quantifica o impacto ambiental de um produto em termos de emissões de dióxido de carbono? E isto se aplica a todo o ciclo de vida do produto, abarcando desde as matérias primas, o abastecimento e a produção, até o transporte, o uso, a manutenção, a eliminação e a reciclagem.
Neste terreno de jogo, estão ganhando a partida as empresas que são capazes de otimizar sua operatividade de manejo da tecnologia. Ao fazerem isso, atribuem tarefas repetitivas e tediosas à tecnologia, agilizam seus processos e liberam o verdadeiro potencial das pessoas.
Vamos para um 2024 no qual todos ganhemos no campo de jogo!
Por Diego Império, CEO da Ricoh América Latina.
Fonte e imagem: InforChannel
תגובות