top of page
  • Foto do escritorBR40

Feiras dos setores de energia e eletricidade trazem automação para infraestrutura críticas do Brasil

  • Siemens participa de diversos eventos distribuídos pelo País nos próximos meses apresentando seu portfólio para automação e digitalização de setores industriais e de serviços;

  • Clientes têm oportunidade de construir novos modelos de negócios reduzindo custos e aumentando a cibersegurança;

  • Processos mais sustentáveis contribuem para a conquista de metas de descarbonização.


Siemens

Soluções da Siemens trazem automação para infraestruturas críticas do Brasil. Foto: Divulgação Siemens


O Brasil está atravessando um cenário efervescente de transição energética onde os principais personagens do mercado buscam digitalizar seus processos, sendo mais sustentáveis. Os eventos dos setores de energia e elétrico estão dinamizando os debates e discutem questões como abertura do mercado livre, autonomia do consumidor, entrada de novas fontes renováveis e práticas inovadoras de engenharia em infraestrutura. Os temas estão dominando as conversas sobre tendências e obrigando os agentes a recalcular regularmente suas rotas de negócios.


Para apresentar seu portfólio de soluções específicas para os setores de energia e elétrico, a Siemens, empresa que oferece tecnologia com propósito, irá participar de diversas feiras no segundo semestre. A ideia é mostrar como a digitalização do centro de fornecimento de energia, com os dados concentrados em nuvem, facilita o trabalho das empresas, permitindo maior disponibilidade, eficiência e sustentabilidade de seus ativos e redes. Com isso, a companhia reforça a importância da nova industrialização do país, trazendo sustentabilidade e inovação para seus clientes.


“Os setores de energia e elétrico estão passando por uma transformação sem precedentes no Brasil. Digitalizar uma subestação é reduzir sua vulnerabilidade e custo do sistema (menos cabos elétricos) e aumentar sua disponibilidade de operação, além de trazer ganhos socioambientais e qualidade na prestação de serviços”, afirma Fabio Koga, Diretor da Área de Eletrificação e Automação da Siemens.


Siemens

Soluções inovadoras e sustentáveis


Uma das soluções da Siemens para o setor elétrico é o Process Bus, que consiste na automação dos sinais medidos no pátio das subestações, com envio de dados por fibra óptica para os dispositivos eletrônicos inteligentes de supervisão, proteção e controle via protocolos de comunicação. As vantagens dessa aplicação aparecem diretamente na redução de custos e riscos de cibersegurança, no aumento da confiabilidade e eficiência do sistema e, o mais importante, na redução do impacto ambiental.


Outro produto da companhia é a plataforma Siprotec Digital Twin, que auxilia na redução de custos e otimização de recursos, mantendo a excelência em todas as etapas de fornecimento de sistemas de proteção e controle, bem como durante a sua operação e manutenção.


Em geral, os principais desafios nesta fase de transição estão em como realizar a migração de suas infraestruturas de comunicações baseada em comutações de circuitos para pacotes em atendimento às transmissões das mensagens críticas de maneira confiável e segura. As transmissoras de energia estão sendo direcionadas a substituir as suas redes de multiplexadores SDH’s (Synchronous Digital Hierarchy) pela tecnologia TDM (Time Division Multiplexing) de forma gradativa pelas redes de tecnologia de pacotes, PTN (Packet Transport Networks), que podem utilizar o MPLS-TP como protocolo de comunicação de transporte.


Siemens

Calendário de feiras e eventos


Proenergia Summit 2023 (Fortaleza, Ceará)

20 e 21 de setembro


CINASE (Curitiba, Paraná)

Circuito Nacional do Setor Elétrico

4 e 5 de outubro


EMSE (São José dos Campos, São Paulo)

Encontro Nacional de Mudanças Climáticas Aplicado ao Setor de Energia

4 e 5 de outubro


FIEC Summit 2023 (Fortaleza, Ceará)

25 e 26 de outubro


SNPTEE (Distrito Federal Brasília)

Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica

26 e 29 de novembro



Sobre a Smart Infrastructure:

A Siemens Smart Infrastructure (SI) está definindo o mercado de infraestrutura inteligente e adaptável de hoje e do futuro. A companhia está focada em atender aos desafios urgentes da urbanização e das mudanças climáticas, com a conexão de sistemas de energia, edifícios e indústrias. A SI cria ambientes que colaboram com o planeta e o bem-estar das pessoas, oferecendo aos clientes um portfólio completo de produtos, sistemas, soluções e serviços integrados, que envolvem desde a geração de energia até o consumo. Com um ecossistema cada vez mais digitalizado, contribui para o progresso de clientes, parceiros e de toda a sociedade. A sede global da Siemens Smart Infrastructure está localizada em Zug, na Suíça, e a empresa possui cerca de 70 mil funcionários em todo o mundo.


A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.


No ano fiscal de 2022, encerrado em 30 de setembro de 2022, o Grupo Siemens gerou receita de € 72.0 bilhões e lucro líquido de € 4,4 bilhões. Em 30 de setembro de 2022, a empresa contava com aproximadamente 311.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.


No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.


Fonte e imagens: Assessoria de Imprensa InPress Porter Novelli

Comments


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page