• BR40

Fiep integrou maior missão empresarial do Brasil em um país árabe

Liderada pela CNI, comitiva buscou novas oportunidades de negócios para a indústria nacional

Comitiva empresarial brasileira foi organizada pela Confederação Nacional da Indústria (Fotos: CNI)

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) integrou, nesta semana, a maior missão empresarial brasileira já realizada para um país árabe. Liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), uma delegação formada por 327 representantes de 230 indústrias e instituições esteve nos Emirados Árabes Unidos para uma agenda que incluiu rodadas de prospecção de negócios, networking empresarial, visitas técnicas e de busca de oportunidades de investimentos em Dubai.


A missão, que se encerra oficialmente nesta sexta-feira (19), teve como pano de fundo a Expo Dubai 2020, exposição global que é o maior evento em curso no planeta atualmente. A Fiep, assim como todas as demais Federações das Indústrias do país, esteve representada por seu presidente, Carlos Valter Martins Pedro.


O presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, destacou as oportunidades de negócios entre o Brasil e os Emirados Árabes. “O Brasil é reconhecido pelos Emirados Árabes como um parceiro estratégico. Há uma sintonia muito natural entre os árabes e o Brasil e eles veem o Brasil como um país de oportunidades, não apenas pelo tamanho do mercado de consumo como também pela influência e relevância que o país tem para a América Latina”, disse.


Agendas

Realizada em parceria com a Apex-Brasil e com o apoio da Dubai Chamber e da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), a missão empresarial reuniu, além de representantes de entidades estaduais e setoriais da indústria, altos executivos e proprietários de empresas. Dos 327 integrantes da missão, por exemplo, 77% eram CEOs ou donos de indústrias.


A programação incluiu eventos para apresentação das potencialidades do Brasil para investidores estrangeiros, além de rodadas de negócio, palestras sobre aspectos socioculturais de negociações com o mundo árabe e apresentação das entidades que atuam nesses países em negócios e investimentos. Também foram realizadas visitas técnicas a estruturas conectadas aos interesses das empresas, como pontos de venda de varejo, áreas portuárias e logística, centros financeiros e núcleos de tecnologia e inovação.


Eventos apresentaram o potencial da economia brasileira


Atração de investimentos

Um dos destaques da missão foi a realização do Invest in Brazil Fórum, evento em Dubai organizado pela Apex-Brasil para apresentar o país e mostrar as potencialidades de negócios para investidores estrangeiros. O fórum contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, que declarou que o Brasil tem um potencial industrial e agrícola muito grande e está de portas abertas para os negócios com o mundo árabe.


Também participaram do evento os ministros Paulo Guedes (Economia), Tarcisio de Freitas (Infraestrutura), Tereza Cristina (Agricultura), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Carlos França (Relações Exteriores), Braga Netto (Defesa) e Gilson Machado (Turismo).


Foi realizado ainda o seminário Como Fazer Negócios com os Emirados Árabes Unidos. “Queremos promover a troca de experiências sobre modelos de negócios, tecnologias, e procedimentos para operações comerciais e de investimentos que possam, efetivamente, contribuir para o fortalecimento das relações do Brasil com os Emirados Árabes Unidos”, disse o presidente da CNI na abertura do evento, que contou com a presença do ex-presidente da República, Michel Temer.


Durante a missão, também foi assinado um memorando entre a CNI e a Federação das Câmaras de Comércio e Indústria dos Emirados Árabes Unidos (FCCI) para a criação do Conselho Empresarial Emirados Árabes Unidos-Brasil. Segundo o acordo, CNI e FCCI terão como missão promover maior entendimento entre os setores privados dos dois países sobre as respectivas políticas econômicas, comerciais e de investimentos, de forma a ampliar o conhecimento mútuo sobre os ambientes de negócios.


Fonte: Agência Sistema FIEP

Simulação Engenharia 160x600.png