A Fundação para Inovações Tecnológicas (FITec) integrará o Brazilian Institute of Data Science (BIOS), um dos seis novos Centros de Inteligência Artificial Aplicada (CPAs) aprovados pela chamada pública da FAPESP, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Os CPAs se dedicarão ao desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, aplicadas e orientadas à resolução de problemas que possam ser resolvidos por meio de inteligência artificial. Os seis centros estão sendo instalados nos estados de São Paulo (Campinas, São Carlos e São José dos Campos), Minas Gerais, Bahia e Ceará.
O BIOS será sediado na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas (FEEC-Unicamp) e seu foco será nas áreas de diagnósticos médicos voltados à saúde da mulher, agricultura de precisão, otimização do uso de recursos agrícolas, entre outras.
O centro contará com mais de 120 pesquisadores da Unicamp e de diversas instituições parceiras. Além da FITec, farão parte do BIOS a Fiocruz-RJ, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), as universidades federais do ABC (UFABC) e da Amazônia (Ufam), a Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, e o CPQd. Também contará com a parceria de empresas, como o Hospital Israelita Albert Einstein, a Motorola, a Binder, o Vera Cruz, a IBM e o Polo Digital.
A FAPESP, o MCTI e o CGI.br disponibilizarão R$ 1 milhão por ano para cada um dos novos centros por um período de até dez anos. Valor idêntico será aportado pelas empresas parceiras, totalizando R$ 20 milhões por centro.
Fonte: FAPESP
Comments