Fórum Regional de Inovação Agropecuária reúne representantes do setor produtivo
top of page
  • Foto do escritorBR40

Fórum Regional de Inovação Agropecuária reúne representantes do setor produtivo

Região de Piracicaba, no interior de SP, tem se destacado pela formação de ecossistema de inovação voltado ao agronegócio

Divulgação/Esalq - Portal Governdo de SP

Na última quinta-feira (12), foram promovidas as atividades do Fórum Regional de Inovação Agropecuária, que teve realização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo.


A região de Piracicaba tem se destacado pela formação de um ecossistema de inovação voltado para o agronegócio. O arranjo é favorecido pela presença da Esalq, unidade referência nas ciências agrárias, e também pelo surgimento de startups que atuam para desenvolver soluções que possam resolver demandas da atividade agrícola.


Durante o evento, o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, destacou o papel do município como polo de desenvolvimento tecnológico agrícola. “Piracicaba tem uma presença muito forte de empresas e universidades como a Esalq, que atuam no desenvolvimento difusão de tecnologias para o agronegócio. Junto ao Ministério da Agricultura, estamos imbuídos para transformar este polo informal de inovação em algo oficial, de maneira a contribuir com a região e possa difundir esse conhecimento para todo o País”, afirmou.


Além de palestras, ocorreram mesas de discussões nas quais se encontraram desenvolvedores de tecnologias e representantes de empresas. O presidente da Coplacana, engenheiro agrônomo Arnaldo Bortoleto, avaliou esse formato.


“Reunimos os agentes em uma dinâmica para promover o diálogo entre desenvolvedores e consumidores dessas tecnologias, de maneira que Piracicaba sai na frente no objetivo de melhorar a produtividade e permitir um modelo sustentável, além de propiciar economias aos produtores”, salientou.


Empreendedorismo


Facilitar o empreendedorismo é um dos objetivos principais da EsalqTec, incubadora tecnológica da Esalq. O professor Sergio Pascholatti, presidente do Conselho da incubadora, comentou a relevância da aproximação entre a academia e as empresas.


“A EsalqTec é um elo de ligação entre a academia e a iniciativa privada e o conhecimento gerado na universidade pode ser colocado, por meio das startups, à disposição da sociedade e consequentemente da iniciativa privada. Além disso, nossos alunos são capacitados para a ação empreendedora, de maneira a facilitar a utilização dessas tecnologias para o produtor rural, pois o objetivo maior dessa aproximação é resolver as dores do produtor”, explicou.



Inserido na temática de capacitar estudantes universitários que possam ingressar nesse ecossistema de inovação tecnológica, a Esalq realiza a partir de abril o Acelera Esalq, programa que selecionará ideias inovadoras para desenvolver soluções para o agronegócio brasileiro. As inscrições seguem até 25 de março e todos os estudantes da USP ou de outra universidade podem participar.


Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo

160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page