Futuro empresarial é 4.0
top of page
  • Foto do escritorBR40

Futuro empresarial é 4.0

Integrantes do FIEMG Jovem participam de visita mediada e de workshop no SENAI 4.0, em Contagem


Fotos Sebastião Jacinto Júnior

O trainee do Grupo Algar, Gabriel Garcia Melgaço, se surpreendeu com o ar de modernidade do SENAI 4.0. “Tinha uma outra ideia do SENAI e percebi o quanto a instituição está pautada no futuro dos processos e na utilização de tecnologias como Robótica Avançada, dos Sistemas de Conexão Máquina-Máquina e da Internet das Coisas”, afirma o jovem de 28 anos. “A imersão no SENAI 4.0 foi uma experiência sensacional, pois pude mergulhar no ecossistema de inovação e tecnologia”, afirma Melgaço.



Ele e demais membros do Programa FIEMG Jovem tiveram a oportunidade, no dia 15/07, de fazerem uma visita mediada ao SENAI 4.0, em Contagem, e de participarem do workshop Design Thinking na Prática. “É um espaço que tem tudo para ser referência não apenas em Minas Gerais, mas também, em todo o Brasil", ressaltou.


O Programa FIEMG Jovem é presidido pelo empresário Matheus Pedrosa, que pontuou o privilégio de ter o SENAI 4.0 como inspiração na resolução de questões importantes do setor industrial. “O programa tem o objetivo de formar as lideranças que vão fazer o futuro da indústria”, ressaltou, reforçando, que o SENAI 4.0 é o cenário perfeito para as atividades do Workshop Design Thinking na Prática. “Nosso intuito foi trabalhar problemas antigos, que ganharam complexidade com o passar do tempo, com uma metodologia criativa, utilizando para isso a energia e a inventividade da juventude para resolvê-los”, afirmou.


O workshop foi conduzido por Luiz Santa Cecília, coordenador de designer do SENAI, que conta que o Design Thinking é utilizado em uma série de funções, como gerar integração entre os empregados de uma empresa e inovação. “A metodologia ajuda a organizar o processo criativo em uma ferramenta. Assim, conseguimos gerar inovação e soluções com os recursos da própria empresa”, explica.



Grazi Alves, head of customer success da Agência Life, patrocinadora do Programa FIEMG Competitiva, também participou da visita ao SENAI 4.0 e do workshop e aprova a iniciativa.

“O FIEMG Jovem é um programa que conserva os valores e perpetua a indústria, por meio da juventude”, disse Alves.



Por: Denise Lucas

Fonte: Imprensa FIEMG


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page