top of page
  • Foto do escritorBR40

GROB lança primeiro centro de usinagem com novo comando SINUMERIK ONE da Siemens fabricado no Brasil

  • O menor centro de usinagem de 5 eixos da GROB, o G150, será a primeira máquina a ser equipada com a nova tecnologia;

  • A solução da Siemens se integra ao TIA Portal para atender às demandas em constante evolução do processo de produção.

O G150 da GROB será a primeira máquina a ser equipada com o SINUMERIK ONE, da Siemens. Foto: Divulgação

O G150 da GROB será a primeira máquina a ser equipada com o SINUMERIK ONE, da Siemens. Foto: Divulgação


A GROB revolucionará a indústria brasileira ao fornecer os primeiros centros de usinagem fabricados no Brasil equipados com o comando SINUMERIK ONE, da Siemens, líder em tecnologia com propósito.


A primeira máquina a receber essa tecnologia será o centro de usinagem 5 eixos G150, marcando a GROB como a primeira fabricante de centros de usinagem a trazer essa inovação ao mercado brasileiro.


Siemens Sinumerik One e seu impacto na usinagem de precisão


Um dos atributos mais significativos do novo comando Siemens é sua capacidade de processar programas NC em grande velocidade. Isso significa que as máquinas equipadas com o SINUMERIK ONE poderão executar sistemas complexos de usinagem, encurtando significativamente os ciclos de produção e aumentando a eficiência geral. Outro ponto interessante é a sua característica de “CNC Digital”, já preparado para atender à Indústria 4.0. Além disso, o novo comando possibilita:

  • Redução do tempo de ciclo para processamento do programa PLC: capaz de reduzir o tempo de ciclo necessário para o processamento do programa do PLC. Essa sincronização resulta em uma qualidade de usinagem sem igual.

  • Telas de operação do painel HMI da máquina mais acessíveis ao operador: a interface com o operador é um ponto crucial em qualquer sistema de usinagem e o comando SINUMERIK ONE surpreende nesse aspecto. A atualização das telas de operação no painel do HMI da máquina torna a interação com a máquina mais acessível e intuitiva. Possui uma interface de usuário que aprimora a experiência do operador, resultando em uma produtividade otimizada, um fator essencial em um cenário de produção acelerada.

  • Integração com o TIA Portal: outra vantagem do comando SINUMERIK ONE é sua perfeita integração com o TIA Portal, onde ferramentas de engenharia, comissionamento, diagnóstico, digitalização e indústria 4.0 estão disponíveis em um único ambiente de trabalho, permitindo maior flexibilidade e eficiência para atender às demandas em constante evolução do processo de produção.


Artigo Siemens

Uma nova era na usinagem


O SINUMERIK ONE da Siemens tem integração com o TIA Portal. Foto: Divulgação Siemens
O SINUMERIK ONE da Siemens tem integração com o TIA Portal. Foto: Divulgação Siemens

“Siemens e GROB cultivam uma forte parceria há anos. A cooperação entre as duas gigantes da tecnologia alemã promete revolucionar o mercado da usinagem para máquinas stand alone no Brasil, marcando uma nova era para o setor”, diz Jimmy Hendrix Moura Marinho, Gerente de Unidade de Negócios - Máquinas Ferramentas CNC da Siemens.


A GROB, com sua série de centros de usinagem 4 e 5 eixos, conhecidos pela alta dinâmica, robustez, flexibilidade e precisão, oferecem ao cliente final a solução ideal para diversos setores. Disponíveis em diferentes tamanhos – G150, G350, G550 e G750 na série 5 eixos, e agora equipadas com o novo e tecnológico comando da Siemens, as máquinas GROB prometem melhorar a eficiência operacional e elevar os padrões de qualidade na fabricação. Esse marco reafirma o compromisso da empresa em estar sempre à frente, oferecendo o melhor à indústria brasileira.


Metalurgia 2023 - Feira e Congresso

Sobre a Digital Industries:

A Digital Industries (DI) da Siemens é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, promove a transformação digital nas indústrias de processo e manufatura discreta. Com seu portfólio de soluções para a indústria digital, fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter mais produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. Com sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, tem cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro.


A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.


No ano fiscal de 2022, encerrado em 30 de setembro de 2022, o Grupo Siemens gerou receita de € 72.0 bilhões e lucro líquido de € 4,4 bilhões. Em 30 de setembro de 2022, a empresa contava com aproximadamente 311.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.


No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.


white paper siemens

Sobre a GROB:

A GROB é uma empresa pioneira e líder na criação de sistemas de manufatura inteligentes altamente inovadores, com quase um século de experiência no setor. Com sede em Mindelheim, na Alemanha, o Grupo GROB gera uma receita global de aproximadamente 1,6 bilhão de euros, empregando cerca de 8.400 funcionários. Seu amplo portfólio abrange desde centros de usinagem universais até sistemas de produção altamente complexos, incluindo estações de montagem manual e linhas de montagem totalmente automatizadas.


A planta brasileira, B. GROB do Brasil, localizada em São Bernardo do Campo, é a mais antiga e a terceira maior fábrica do Grupo, operando há 67 anos e fabricando máquinas que atendem aos mais altos padrões alemães para a indústria nacional e internacional. A produção desses equipamentos é realizada por uma equipe de mais de 800 trabalhadores em uma área de produção com mais de 45.000 metros quadrados. Desde sua chegada ao Brasil em 1956, a GROB tem desempenhado um papel fundamental no aumento da produtividade de diversas empresas de diferentes setores. Para obter mais informações, visite o site aqui.


Fonte e imagens: Assessoria de Imprensa - InPress Porter Novelli

Opmerkingen


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page