top of page
  • Foto do escritorBR40

Grupo Setta, Solution Partner da Siemens, registra 40% de eficiência ao digitalizar seus processos

Grupo Setta, Solution Partner da Siemens, registra 40% de eficiência ao digitalizar seus processos industriais com sustentabilidade


  • Em apenas dois meses de análise de dados, o grupo de Minas Gerais detectou que máquinas ficavam paradas durante 60% do tempo e reconfigurou a produção;

  • Uso do Mindsphere e plataforma Mendix inseriram a empresa dentro da Indústria 4.0, trazendo vantagens competitivas de mercado e igualmente sustentáveis;

  • Clientes do grupo Setta pertencem aos setores do agronegócio, geração, transmissão e distribuição de energia, mineração, fertilizantes, entre outros.


O Grupo Setta, Solution Partner da Siemens para Automation Drives, aumentou a eficiência operacional de seus processos industriais em 40% depois de digitalizar seus processos com o Mindsphere e a plataforma Mendix. O diagnóstico inicial com a chegada da solução da Siemens detectou que a configuração das máquinas provocava ociosidade de até 60% na linha de produção de painéis para usinas fotovoltaicas. O case de sucesso Da produção à nuvem: como um aplicativo pode te conduzir para a melhor decisão foi apresentado pelos executivos Vinícius Dias, Diretor Executivo, e Higgor Olipe, Gerente de Projetos, do Grupo Setta, durante o Siemens Innovation Forum, evento anual da companhia que aborda temas ligados à inovação em ecossistemas, infraestruturas e indústria.


Uso do Mindsphere e plataforma Mendix inseriram o Grupo Setta dentro da Indústria 4.0, trazendo vantagens competitivas de mercado e igualmente sustentáveis. Foto: Divulgação

“Com apenas dois meses de análise de dados, detectamos nossos gargalos e partimos para reconfigurar as máquinas, trazendo a digitalização para nossos processos de maneira sustentável. Também mostramos para nossos clientes que a adoção da tecnologia faz parte da estratégia de negócios”, diz Vinícius Dias, Diretor Executivo do Grupo Setta, que oferece soluções completas sob medida nas áreas de automação e tecnologia de acionamento com base no portfólio de produtos e sistemas da companhia.


Durante a apresentação do case, os executivos comentaram que empresas líderes em maturidade digital no Brasil alcançaram uma taxa de crescimento do Ebitda até três vezes maior que as outras. Isso mostra que escolher a melhor tecnologia deve ser sempre uma decisão estratégica. “A transformação digital é uma ferramenta para que uma empresa se insira dentro da Indústria 4.0 de maneira sustentável e duradoura”, diz Higgor Olipe, Gerente de Projetos do Grupo Setta.


MIndsphere


Em plantas automatizadas, o Mindsphere atua como um board visual integrado a todas as etapas da cadeia de valor, inserindo o cliente na Indústria 4.0 em tempo real. O processo prevê a coleta de dados de equipamentos direto para a nuvem, de maneira completamente segura, facilitando a manutenção prescritiva, ou seja, conceito que coleta e analisa informações de maneira inteligente para a fácil tomada de decisão.


O Mindsphere da Siemens oferece uma Plataforma de Serviço em nuvem (PaaS) escalável e econômica e é projetado como um sistema operacional aberto para a Internet das Coisas (IoT), onde é possível acompanhar a chegada da matéria-prima, passando por todo o processo de transformação e fabricação até a saída e distribuição. Em sistemas de comunicação de baixa latência máquina-máquina é possível agregar nessa visualização uma série de leituras de dados em tempo real, corrigir operações e fazer melhorias contínuas on spot.



Sobre a Digital Industries:

A Digital Industries (DI) da Siemens é líder em inovações de automação e digitalização. Colaborando com parceiros e clientes, promove a transformação digital nas indústrias de processo e manufatura discreta. Com seu portfólio de soluções para a indústria digital, fornece a empresas de todos os portes um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Otimizado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI ajuda os clientes a obter mais produtividade e flexibilidade. A DI constantemente adiciona inovações ao seu portfólio para integrar futuras tecnologias de ponta. Com sua sede global em Nuremberg, na Alemanha, tem cerca de 76 mil funcionários no mundo inteiro.


A Siemens AG (Berlim e Munique) é uma empresa de tecnologia com foco na indústria, infraestrutura, transporte e saúde. De fábricas mais eficientes em termos de recursos, cadeias de suprimentos resilientes e edifícios e redes mais inteligentes, a transportes mais limpos e confortáveis, bem como cuidados com a saúde avançados, a empresa cria tecnologia com propósito agregando valor real para os clientes. Ao unir os mundos real e digital, a Siemens capacita seus clientes a transformar seus setores e mercados, ajudando-os a transformar o dia a dia de bilhões de pessoas. A Siemens também possui uma participação majoritária na empresa de capital aberto Siemens Healthineers, fornecedora líder global de tecnologia médica que está moldando o futuro da saúde. Além disso, a Siemens detém uma participação minoritária na Siemens Energy, líder global na transmissão e geração de energia elétrica.


No ano fiscal de 2022, encerrado em 30 de setembro de 2022, o Grupo Siemens gerou receita de € 72.0 bilhões e lucro líquido de € 4,4 bilhões. Em 30 de setembro de 2022, a empresa contava com aproximadamente 311.000 funcionários em todo o mundo. Mais informações estão disponíveis na internet aqui.



No Brasil, a Siemens iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história no Brasil, a Siemens contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura. O Grupo Siemens é formado pela Siemens (Infraestrutura e Indústria), pela Siemens Healthineers e pela Siemens Mobility. Atualmente, o Grupo Siemens conta com quatro fábricas, cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cinco Centros de Distribuição espalhados por todo o território nacional. Para mais informações acesse nosso website.


Fonte e imagem: InPress Porter Novelli


Comments


160x600 whitepaper siemens.jpg
bottom of page